QUESTÕES PARA ESTUDO

quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Totalitarismo, Crise de 1929, Segunda Guerra Mundial

1- Com o fim da Primeira Guerra Mundial, o liberalismo foi definitivamente questionado. Diante da depressão econômica, do clima de revanchismo e da lembrança traumática das trincheiras, os valores liberais dificilmente podiam se sustentar. O entre guerras assistiu à construção de uma nova ordem não identificada com a democracia liberal. Tal panorama, especialmente visível na Itália e na Alemanha, levou esses países ao encontro do fascismo.
Sobre a conjuntura política do período, assinale o que for correto.
01) Depois da marcha sobre Roma, Mussolini foi chamado pelo rei Vítor Emanuel III, em 1922, para integrar o governo.
02) Em 1933, Hitler foi nomeado pelo presidente Hindenburg para o cargo de chanceler. Ambas as lideranças chegaram ao poder em seus países de forma ilegal.
04) O culto à personalidade, uma política externa agressiva e o apelo ao esforço nacional eram características do fascismo e do nazismo.
08) Os meios de comunicação, nesses países, desfrutavam de considerável liberdade de imprensa, criticando as opções políticas do regime fascista nos programas de rádio e nos jornais.
16) As anexações territoriais eram importantes para os regimes fascistas, porque restauravam o orgulho nacional significavam possibilidades econômicas infinitas. Tais fatores, dentre outros, explicam a obsessão de Hitler pelo espaço vital, e o desejo de Mussolini pelo restabelecimento dos domínios do antigo Império Romano.
(             )

2- Benito Mussolini, na Itália, e Adolf Hitler, na Alemanha, representaram o auge do chamado Nazi-fascismo, movimento que se sustentava em um discurso marcadamente nacionalista e que levou ao início da II Guerra Mundial. A respeito do Nazi-fascismo, assinale o que for correto.
01) A suástica, utilizada em diferentes culturas e tempos, foi adotada por Adolf Hitler como principal símbolo visual nazista.
02) Os membros do Partido Fascista na Itália usavam uniformes (camisas negras) e obedeciam ao chefe supremo (Mussolini) da mesma forma que os soldados obedeciam a um oficial do Exército.
04) A situação crítica da Europa após I Guerra Mundial favoreceu o surgimento de ideologias totalitárias que se apresentavam como solução para os problemas econômicos, políticos e sociais dos países europeus. Foi assim que os regimes Nazifascistas chegaram ao poder.
08) Entre as mudanças implementadas pelo Führer, após chegar ao poder na Alemanha, estão o fechamento dos partidos políticos, a perseguição dos judeus, a política nacionalista e a adoção de diversos símbolos nazistas.
16) Mein Kampf (Minha Luta), livro escrito por Adolf Hitler, concentra as teorias raciais e os princípios fundamentais do projeto nazista defendido por aquele líder germânico.
(             )

3- Os anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial foram marcados por acordos e por tratados que possibilitaram a formação do Eixo Roma-Berlim-Tóquio, constituindo a principal organização multilateral que promoveu ativamente o conflito. A respeito desse período, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) O Eixo Roma-Berlim-Tóquio contou também com a participação da França e da Suíça para lutar contra os países aliados.
02) Em 1936, o Japão, liga-se à Alemanha e firmam o Pacto Anti-Komintern.
04) Apesar de sua atuação efetiva na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo, os Estados Unidos inicialmente colaboraram com os nazistas, assinando com a Alemanha um tratado de não-agressão.
08) Antes do início da Segunda Guerra Mundial, a Liga das Nações foi abandonada pela Itália, pela Alemanha, pelo Japão e pelo Brasil.
16) O Eixo Roma-Berlim-Tóquio foi constituído exclusivamente pela Itália, pela Alemanha e pelo Japão.
(             )

4- O fascismo e o nazismo estão entre os exemplos de regimes autoritários do século XX. Sobre essa experiência histórica, assinale o que for correto.
01) A prosperidade econômica, vivenciada pela Itália e pela Alemanha após o final da primeira guerra mundial, deu forte impulso para a popularização, respectivamente, do fascismo e do nazismo nesses países.
02) Ambos os regimes tinham no combate à igreja católica e na defesa do ateísmo duas de suas principais bandeiras.
04) O comunismo soviético foi um dos mais fortes aliados ideológicos para a ascensão do fascismo italiano e do nazismo alemão.
08) Tanto no fascismo como no nazismo o Estado ocupou um importante papel na condução da sociedade e se valeu de instrumentos de propaganda e de repressão contra os seus opositores.
16) O nazismo ascendeu na Alemanha após a fracassada experiência da república de Weimar e sua opção econômica liberal.
(             )

5- Dois momentos marcantes na História americana, com repercussão em todo o mundo ocidental, foram o “crack” de 1929 e o “New Deal”. A que se referem essas duas expressões, respectivamente?
a) Quebra da Bolsa de Nova York e do sistema econômico; plano de restauração elaborado pelo presidente Roosevelt.
b) Derrota do Sul, na Guerra de Secessão; nova política do presidente Abraham Lincoln.
c) Surgimento do tráfico de drogas; plano de recuperação econômica, do presidente Wilson.
d) Entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial; plano de recuperação para a Europa.
e) Queda da hegemonia americana; restauração do sul dos Estados Unidos.

6- As causas da crise de 1929 foram:
a) aumento das taxas de juros, explosão de consumo, quebra da produção agrícola e nacionalização de empresas.
b) consolidação do Nazi-Fascismo, aumento do consumo, valorização do mercado financeiro e aumento das exportações.
c) "crack" da Bolsa de New York, aumento dos preços do petróleo, redução dos salários.
d) intervenção do Estado na economia, contradição entre capacidade de consumo e produção e concorrência com os produtos asiáticos.
e) superprodução agrícola e industrial, diminuição do consumo, "crack" da Bolsa de New York e diminuição das exportações.

7- A adoção do "New Deal", após a crise de 1929, nos Estados Unidos, identifica-se com:
a) o intervencionismo do Estado na Economia, para gerar empregos, regulamentar os salários e incentivar a produção agrícola.
b) a intenção de socializar progressivamente a economia norte-americana através de mecanismos nitidamente estatizantes.
c) a política de juros baixos adotadas pelos bancos privatizados pelo governo de F. D. Roosevelt.
d) a recuperação econômica das indústrias falidas (com o "crack" da Bolsa), através da entrada de capitais estrangeiros.
e) o emprego de mão-de-obra, subsidiada pelo governo, tanto na indústria como na agricultura.

8-Sobre a Segunda Guerra Mundial, assinale o que for correto.
01) Os confrontos da Segunda Guerra Mundial foram divididos entre duas coalizões militares: o Eixo (do qual faziam parte Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética).
02) Inúmeras batalhas da Segunda Guerra Mundial ocorreram no Oceano Pacífico, no norte da África e na Europa.
04) O acontecimento que simboliza o início da Segunda Guerra foi a invasão da Alemanha pelos franceses liderados pelo General De Gaulle.
08) O Japão foi o último país do eixo a assinar o tratado de rendição e pagou um alto preço por conta disso. Em agosto de 1945, com a Guerra praticamente ganha pelos aliados, as cidades de Hiroshima e de Nagasaki foram alvos de um ataque aéreo norte americano que lançou a bomba atômica sobre ambas.
16) A Liga das Nações, criada após o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) com o objetivo de manter um equilíbrio político mundial, não teve forças suficientes para evitar o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939.
(             )

9- Um dos maiores conflitos da história da humanidade, a II Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, mudou a feição mundial na segunda metade do século XX. A respeito desse conflito, assinale o que for correto.
01) A invasão da Polônia pela Alemanha nazista gerou uma reação imediata da França e da Inglaterra que declararam guerra à Alemanha, dando início a II Guerra Mundial.
02) O ataque japonês à base naval de Pearl Harbour, no Hawai, provocou a entrada efetiva dos Estados Unidos na Guerra.
04) O norte da África, região estratégica durante a Guerra, foi cenário de grandes batalhas entre Aliados e o Eixo.
08) O lançamento da bomba atômica nas cidades de Hiroshima e Nagasaki fez com que o Japão se rendesse incondicionalmente, simbolizando a derrocada do Eixo no conflito.
16) O holocausto comandado pelos nazistas foi uma estratégia para a solução do "problema judeu" e levou à morte cerca de seis milhões de pessoas nos diversos campos de concentração montados nas regiões controladas pelos alemães durante a Guerra.
(             )

10- Em julho de 1936, o general Francisco Franco, sob o pretexto de um avanço comunista, liderou uma revolta militar para derrubar a República, dando início à guerra civil espanhola. Do seu lado estavam a maioria da Igreja Católica e setores da classe média e do Exército. A respeito dessa guerra é correto afirmar que
01) os russos se mantiveram neutros enquanto Alemanha e Itália lutaram contra Franco ao lado dos republicanos, sendo derrotados pelas Brigadas Internacionais de comunistas e anarquistas.
02) a mais sensível imagem dos horrores da guerra civil espanhola pode ser vista na obra do artista plástico Pablo Picasso, que retratou, em Guernica, toda sua indignação perante o bombardeio alemão à cidade espanhola.
04) com a ajuda militar da Itália e da Alemanha e o apoio da Igreja Católica, o general Franco conseguiu, em 1939, derrubar a resistência republicana, instalando na Espanha, uma ditadura que duraria até 1975.
08) entre os fatores de insatisfação dos setores conservadores, reunidos no grupo da Falange e liderados por Franco, estava a vitória da coligação da Frente Popular e dos movimentos de esquerda nas eleições de 1936.
16) A Guerra Civil Espanhola foi motivada pela crise gerada após 1929 com a quebra da Bolsa de Nova York.
(             )

11- Assinale a linha de tempo que contém a sequência cronológica correta em relação à Segunda Guerra Mundial:
a) Invasão da Polônia - "Dia D" - Julgamento de Nüremberg - Batalha de Stalingrado - Operação "Barbarrosa.
b) Ataque a Pearl Harbor - "Anschluss" - Invasão da Polônia - Batalha de Stalingrado - "Dia D"
c) Operação "Barbarrosa" - Batalha de Stalingrado - "Anschluss" - Ataque a Pearl Harbor - Invasão da Polônia
d) Pacto Nazi-soviético - Invasão da Polônia - Operação "Barbarrosa" - Batalha de Stalingrado - "Dia D"
e) "Anschluss" - Operação "Barbarrosa" - "Dia D" - Ataque a Pearl Harbor - Julgamento de Nüremberg

12- Em dezembro de 1943 foi realizada por Roosevelt, Churchill e Stalin, a Conferência de Teerã, que decidiu a abertura de um novo front da Guerra com a invasão da Normandia. Esta reunião assinala alteração na situação da Alemanha, que passa a atuar na defensiva e os Aliados assumem a ofensiva. A inversão no quadro da guerra se deveu à
a) ruptura do pacto germano-soviético pela URSS, que libertou a França.
b) unificação da Coréia e ao controle do petróleo romeno pelos norte-americanos.
c) ofensiva soviética iniciada na Batalha de Stalingrado e à rendição italiana frente aos aliados.
d) aliança da URSS com o Japão, obrigando o Eixo a recuar na Ásia.
e) proclamação da República Social Italiana por Mussolini, que rompeu o pacto com a Alemanha e arrastou a Iugoslávia.

13- Às 6 da manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico. Sobre os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que
a) demonstram o domínio absoluto do Japão no Pacífico afastando os interesses e as pretensões norte-americanas.
b) ilustram o combate de japoneses e norte-americanos contra chineses e soviéticos, que tentavam estabelecer na região a hegemonia de Estados guiados pela ideologia socialista.
c) desembocam posteriormente, como justificativa, na explosão das bombas atômicas em Hiroxima e Nagasaki, responsáveis pela vitória final dos países Aliados sobre os países do Eixo e pela rendição incondicional do Japão.
d) iniciam uma sequência de combates aéreos e navais, dos quais participaram ativamente todos os países envolvidos na Guerra, especialmente Alemanha e Itália, empenhadas em defender as posições japonesas.
e) abrem espaço para a proliferação do islamismo, que acabou por conquistar, por meio de revoluções populares, o controle de Estados como o Paquistão, a Índia ou as Filipinas.





Gabarito
1- 02 04 16
2- 01 02 04 08 16
3- 02 16
4- 08 16
5- a
6- e
7- a
8- 01 02 08 16
9- 01 02 04 08 16
10- 02 04 08
11- d
12- c
13- c




Myspace Glowing text

0 comentários:

Postar um comentário