Questões para estudo - Primeira Guerra Mundial

terça-feira, 8 de junho de 2010
1- Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de "Mundial" e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entente.


2- No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranquilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.


3- Em 1919, Wílson (Estados Unidos), Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (França) definiram a Paz de Versalhes, em que
a) a Alemanha foi considerada culpada pela Guerra e submetida a indenizações e retaliações territoriais, semeando o descontentamento e o revanchismo.
b) os bolcheviques, liderados por Lenin, tiveram apoio inglês para assumir o governo russo, estabelecendo o primeiro Estado socialista.
c) os russos brancos estabeleceram uma aliança com a Alemanha e conduziram a Rússia à Guerra Civil
d) a Itália, sob a liderança de Mussolini pode organizar financiada pela França, a marcha sobre Roma
e) estabeleceu a nazificação alemã que se fundamentou no armamentismo e na busca do "espaço vital", ou seja, na geopolítica da conquista territorial.

4- Explique o contexto da PAZ ARMADA.


5- "Nos anos iniciais do século XX, reinava um clima de tensão e grande rivalidade na Europa. As ambições imperialistas associadas ao nacionalismo exaltado fomentavam todo um clima internacional de tensões e agressividade. Sabia-se que a guerra entre as grandes potências poderia explodir a qualquer momento". (COTRIM, p. 337-8)
As informações do texto, associadas aos conhecimentos sobre a expansão do capitalismo e a Primeira Guerra Mundial, permitem afirmar:
(01) As ambições imperialistas citadas no texto caracterizavam a política externa de nações que tinham alcançado plena industrialização e cuja produção extrapolava a capacidade de consumo de suas próprias populações.
(02) O pan-eslavismo, o pangermanismo e o revanchismo francês constituíam-se movimentos nacionalistas responsáveis, entre outros fatores, pela instalação das tensões e agressividades referidas no texto
(04) A adoção de uma política de alianças, no período anterior à Primeira Guerra Mundial, decorreu da necessidade de conter o avanço de interesses capitalistas norte-americanos no mercado europeu.
(08) O período histórico a que o texto se refere é também denominado de "paz armada", por ter registrado o avanço da produção de armamentos pesados e o crescimento dos efetivos militares.
(16) O continente africano também foi envolvido pelas ambições imperialistas, registrando-se o choque de interesses franceses, ingleses e alemães, na disputa pela posse de terras desse continente.
(32) As exportações de produtos manufaturados brasileiros foram prejudicadas durante a Primeira Guerra Mundial, visto terem sido privadas do mercado consumidor, representado pelos países beligerantes.
Soma (         )


6- Considerando-se as relações internacionais presentes na conjuntura pré 1ª Grande Guerra, podemos afirmar que:
I-     As rivalidades anglo-germânicas foram agravadas pela construção da Estrada de Ferro Berlim-Bagdá.
II-   As pretensões da Rússia de dominar os Estreitos de Bósforo e Dardanelos aumentaram os seus conflitos com o Império Turco.
III-  As desavenças entre a Sérvia e o Império Austro-Húngaro estavam diretamente ligadas à disputa pela anexação da Bósnia-Herzegovina pela Inglaterra.
IV- A morte do futuro Imperador Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em Sarajevo, na Bósnia, precipitou o início da Guerra.
V-  A união da Inglaterra, França e Japão para formar a Tríplice Entente foi uma maneira de neutralizar a Tríplice Aliança, que unia Alemanha, Rússia e Itália.

Estão corretas somente as afirmativas:
a) somente I, II e III.
b) somente I, II e IV.
c) somente I, III e V.
d) somente II, III e IV.
e) somente III, IV e V.

7- Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:
a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha.
b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.
c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, o nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.
d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegovina.
e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e as questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria.

8- Os Estados Unidos emergiram como grande potência econômica mundial após a Primeira Guerra Mundial porque:
a) apoiou a Alemanha, com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra.
b) liderou a criação da ONU (Organização das Nações Unidas).
c) fortaleceu sua economia ao fornecer equipamentos e suprimentos à Entente, enquanto as potências européias tiveram suas economias arrasadas após o conflito.
d) apresentou as propostas do Tratado de Versalhes, para enfraquecer a Alemanha, a grande potência industrial do início do século.
e) se manteve afastado do conflito direto com as potências européias, concentrando seus esforços no desenvolvimento interno.

9- Considere as proposições corretas.
I- Ente as propostas dos 14 Pontos de Wilson, incluía-se a criação de uma Liga das Nações para a preservação da paz mundial;
II- O Tratado de Versalhes impôs propostas humilhantes à Alemanha, refletindo o revanchismo francês;
III- A Rússia saiu da Primeira Guerra após a Revolução socialista de 1917;
IV- As propostas de paz impostas à Tríplice Aliança, ao final da Primeira Guerra Mundial, são conhecidas como a Paz dos Vencedores.
V- Após a Primeira Guerra, emergiram Estados totalitários na Alemanha e na Itália.

Assinale a alternativa correta, quanto às afirmativas acima:
a) todas estão incorretas.
b) todas estão corretas.
c) somente a I e a II estão corretas.
d) somente a II e a III estão corretas.
e) somente a III, a IV e a V estão corretas.

10- "As lâmpadas estão se apagando na Europa inteira. Não as veremos brilhar outra vez em nossa existência".
Sobre esta frase, proferida por Edward Grey, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, em agosto de 1914, pode-se afirmar que exprime:

a) a percepção de que a guerra, que estava começando naquele momento e que iria envolver toda a Europa, marcava o fim de uma cultura, de uma época conhecida como a Belle Époque;
b) a desilusão de quem sabe que a guerra, que começava naquele momento, entre Grã-Bretanha e Alemanha, iria sepultar toda uma política de esforços diplomáticos visando evitar o conflito
c) a compreensão de quem, por ser muito velho, consegue perceber que também aquela guerra, embora longa e sangrenta, iria terminar um dia, permitindo que a Europa voltasse a brilhar;
d) a ilusão de que, apesar de tudo, a guerra que estava começando, iria, por causa de seu caráter mortal e generalizado, ser o último grande conflito armado a envolver todos os países da Europa;
e) a convicção de que à guerra que acabava de começar, e que iria envolver todo o continente europeu, haveria de suceder uma outra, a Segunda Guerra Mundial, antes da paz definitiva ser alcançada.


GABARITO

1- Ela foi assim chamada pois envolveu vários países de três continentes e no conflito foram utilizados armamentos inovadores como aviões, tanques e submarinos.Países que integraram a Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia.
2- O nacionalismo eslavo – pan-eslavismo e a disputa imperialista que acirrou os ânimos e conduziu à guerra.
3- A

4- Diante das disputas imperialistas, as potências da Europa passaram a investir na indústria bélica e na tecnologia de guerra embora não houvesse ameaça concreta de guerra.

5- 01 + 02 + 08 + 16

6- B

7- C

8- C

9- B

10- A


24 comentários:

Anônimo at: 25 novembro, 2010 20:35 disse...

gostei das questões ! (:

Anônimo at: 09 janeiro, 2011 00:28 disse...

Criativo, pedagogico e estimulante para a clientela discente e docente, parabens.
Prof. Esp Ilma Araujo, gostei do blog. Se quiseres visitar o meu é www.historianamao.blospot.com

{ ilma araujo } at: 09 janeiro, 2011 00:46 disse...

Achei muito interessante seu blog e gostaria de trocar informaçoes sobre suas postagem ao lado como faz sou professora. Ilma Araujo

Anônimo at: 09 março, 2011 14:09 disse...

Aff! nada do que eu keria : /

Anônimo at: 07 março, 2012 21:51 disse...

obrigado, foi de muita ajuda

Anônimo at: 25 março, 2012 12:52 disse...

nossa nada q estava querendo

Anônimo at: 17 abril, 2012 11:21 disse...

obrigado pela ajuda!!!
me ajudou muito...

Anônimo at: 23 abril, 2012 15:04 disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo at: 14 maio, 2012 16:57 disse...

minha prova tem 2 questoes que estao ai...minha prof ta fazendo porra nenhuma...aquela veia so ta ganhando grana e mamando na teta da vaca e pegando tudo pronto aqui...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo at: 25 junho, 2012 15:05 disse...

.aquela veia so ta ganhando grana e mamando na teta da vaca e pegando tudo pronto aqui...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo at: 12 dezembro, 2012 13:32 disse...

tenho prova amanha sobre isso e isso vai ser de grande ajuda muito bom vlw

Anônimo at: 17 março, 2013 14:57 disse...


Obrigaduuu!!pela ajuda mesmo minha prof nao faz nada e quer q nos fazemos td porra
Eu nao aguento aquela veia chata

Anônimo at: 15 abril, 2013 22:03 disse...

muito bom

Anônimo at: 02 junho, 2013 20:17 disse...

BOING, xupa essa manga!! te peguei

Anônimo at: 30 junho, 2013 22:55 disse...

E me ajudou muito ja é a decima prova online que estou fazendo... Vlw...

Anônimo at: 30 junho, 2013 22:58 disse...

Vlw pela ajuda... Vo ver se tiro dez nessa prova... Bjúùh.

Anônimo at: 05 agosto, 2013 21:47 disse...

que postura desses estudantes..como eles tratam seus professores.....e ainda nem sabem escrever, pelo visto não vão chegar muito longe.

Anônimo at: 26 fevereiro, 2014 16:24 disse...

Estas perguntas foram de grande valia para meu conhecimento...
Obrigada!

{ Unknown } at: 06 abril, 2015 20:23 disse...

adorei o blog me ajudou muito

Anônimo at: 14 abril, 2015 14:54 disse...

vlw. :> "guerra mundial"

Anônimo at: 22 junho, 2015 10:41 disse...

minha atividade ta todinha aqui! ><

Anônimo at: 18 agosto, 2015 18:48 disse...

ssssss

Anônimo at: 18 agosto, 2015 18:49 disse...

que postura desses estudantes..como eles tratam seus professores.....e ainda nem sabem escrever, pelo visto não vão chegar muito longe. Ui se acha

{ História Mundi } at: 24 agosto, 2015 18:33 disse...

O gabarito do teste 5, da somatória, está absolutamente incorreto. A afirmativa 32 afirma, erroneamente, que o Brasil exportava manufaturas para os países beligerantes na 1ª Guerra Mundial (Inglaterra, França e Alemanha) e que com a guerra as mesmas foram interrompidas. Ocorria o contrário, o Brasil importava manufaturas e exportava matérias-primas, entre elas o café, a borracha, açúcar e couros. Tanto que, afirma-se que ocorreu a substituição aqui no Brasil dessas manufaturas, algumas das quais passaram a ser fabricadas aqui. Cuidado, pois apliquei essa pergunta em uma prova e uma aluna me questionou com base no gabarito incorreto deste site.

Postar um comentário