1- Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de "Mundial" e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entente.
2- No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranquilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.
3- Em 1919, Wílson (Estados Unidos), Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (França) definiram a Paz de Versalhes, em que
a) a Alemanha foi considerada culpada pela Guerra e submetida a indenizações e retaliações territoriais, semeando o descontentamento e o revanchismo.
b) os bolcheviques, liderados por Lenin, tiveram apoio inglês para assumir o governo russo, estabelecendo o primeiro Estado socialista.
c) os russos brancos estabeleceram uma aliança com a Alemanha e conduziram a Rússia à Guerra Civil
d) a Itália, sob a liderança de Mussolini pode organizar financiada pela França, a marcha sobre Roma
e) estabeleceu a nazificação alemã que se fundamentou no armamentismo e na busca do "espaço vital", ou seja, na geopolítica da conquista territorial.
4- Explique o contexto da PAZ ARMADA.
5- "Nos anos iniciais do século XX, reinava um clima de tensão e grande rivalidade na Europa. As ambições imperialistas associadas ao nacionalismo exaltado fomentavam todo um clima internacional de tensões e agressividade. Sabia-se que a guerra entre as grandes potências poderia explodir a qualquer momento". (COTRIM, p. 337-8)
As informações do texto, associadas aos conhecimentos sobre a expansão do capitalismo e a Primeira Guerra Mundial, permitem afirmar:
(01) As ambições imperialistas citadas no texto caracterizavam a política externa de nações que tinham alcançado plena industrialização e cuja produção extrapolava a capacidade de consumo de suas próprias populações.
(02) O pan-eslavismo, o pangermanismo e o revanchismo francês constituíam-se movimentos nacionalistas responsáveis, entre outros fatores, pela instalação das tensões e agressividades referidas no texto
(04) A adoção de uma política de alianças, no período anterior à Primeira Guerra Mundial, decorreu da necessidade de conter o avanço de interesses capitalistas norte-americanos no mercado europeu.
(08) O período histórico a que o texto se refere é também denominado de "paz armada", por ter registrado o avanço da produção de armamentos pesados e o crescimento dos efetivos militares.
(16) O continente africano também foi envolvido pelas ambições imperialistas, registrando-se o choque de interesses franceses, ingleses e alemães, na disputa pela posse de terras desse continente.
(32) As exportações de produtos manufaturados brasileiros foram prejudicadas durante a Primeira Guerra Mundial, visto terem sido privadas do mercado consumidor, representado pelos países beligerantes.
Soma ( )
6- Considerando-se as relações internacionais presentes na conjuntura pré 1ª Grande Guerra, podemos afirmar que:
I- As rivalidades anglo-germânicas foram agravadas pela construção da Estrada de Ferro Berlim-Bagdá.
II- As pretensões da Rússia de dominar os Estreitos de Bósforo e Dardanelos aumentaram os seus conflitos com o Império Turco.
III- As desavenças entre a Sérvia e o Império Austro-Húngaro estavam diretamente ligadas à disputa pela anexação da Bósnia-Herzegovina pela Inglaterra.
IV- A morte do futuro Imperador Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em Sarajevo, na Bósnia, precipitou o início da Guerra.
V- A união da Inglaterra, França e Japão para formar a Tríplice Entente foi uma maneira de neutralizar a Tríplice Aliança, que unia Alemanha, Rússia e Itália.
Estão corretas somente as afirmativas:
a) somente I, II e III.
b) somente I, II e IV.
c) somente I, III e V.
d) somente II, III e IV.
e) somente III, IV e V.
7- Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:
a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha.
b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.
c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, o nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.
d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegovina.
e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e as questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria.
8- Os Estados Unidos emergiram como grande potência econômica mundial após a Primeira Guerra Mundial porque:
a) apoiou a Alemanha, com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra.
b) liderou a criação da ONU (Organização das Nações Unidas).
c) fortaleceu sua economia ao fornecer equipamentos e suprimentos à Entente, enquanto as potências européias tiveram suas economias arrasadas após o conflito.
d) apresentou as propostas do Tratado de Versalhes, para enfraquecer a Alemanha, a grande potência industrial do início do século.
e) se manteve afastado do conflito direto com as potências européias, concentrando seus esforços no desenvolvimento interno.
9- Considere as proposições corretas.
I- Ente as propostas dos 14 Pontos de Wilson, incluía-se a criação de uma Liga das Nações para a preservação da paz mundial;
II- O Tratado de Versalhes impôs propostas humilhantes à Alemanha, refletindo o revanchismo francês;
III- A Rússia saiu da Primeira Guerra após a Revolução socialista de 1917;
IV- As propostas de paz impostas à Tríplice Aliança, ao final da Primeira Guerra Mundial, são conhecidas como a Paz dos Vencedores.
V- Após a Primeira Guerra, emergiram Estados totalitários na Alemanha e na Itália.
Assinale a alternativa correta, quanto às afirmativas acima:
a) todas estão incorretas.
b) todas estão corretas.
c) somente a I e a II estão corretas.
d) somente a II e a III estão corretas.
e) somente a III, a IV e a V estão corretas.
10- "As lâmpadas estão se apagando na Europa inteira. Não as veremos brilhar outra vez em nossa existência".
Sobre esta frase, proferida por Edward Grey, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, em agosto de 1914, pode-se afirmar que exprime:
a) a percepção de que a guerra, que estava começando naquele momento e que iria envolver toda a Europa, marcava o fim de uma cultura, de uma época conhecida como a Belle Époque;
b) a desilusão de quem sabe que a guerra, que começava naquele momento, entre Grã-Bretanha e Alemanha, iria sepultar toda uma política de esforços diplomáticos visando evitar o conflito
c) a compreensão de quem, por ser muito velho, consegue perceber que também aquela guerra, embora longa e sangrenta, iria terminar um dia, permitindo que a Europa voltasse a brilhar;
d) a ilusão de que, apesar de tudo, a guerra que estava começando, iria, por causa de seu caráter mortal e generalizado, ser o último grande conflito armado a envolver todos os países da Europa;
e) a convicção de que à guerra que acabava de começar, e que iria envolver todo o continente europeu, haveria de suceder uma outra, a Segunda Guerra Mundial, antes da paz definitiva ser alcançada.
GABARITO
1- Ela foi assim chamada pois envolveu vários países de três continentes e no conflito foram utilizados armamentos inovadores como aviões, tanques e submarinos.Países que integraram a Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia.
2- O nacionalismo eslavo – pan-eslavismo e a disputa imperialista que acirrou os ânimos e conduziu à guerra.
3- A
4- Diante das disputas imperialistas, as potências da Europa passaram a investir na indústria bélica e na tecnologia de guerra embora não houvesse ameaça concreta de guerra.
5- 01 + 02 + 08 + 16
6- B
7- C
8- C
9- B
10- A
24 comentários:
gostei das questões ! (:
Criativo, pedagogico e estimulante para a clientela discente e docente, parabens.
Prof. Esp Ilma Araujo, gostei do blog. Se quiseres visitar o meu é www.historianamao.blospot.com
Achei muito interessante seu blog e gostaria de trocar informaçoes sobre suas postagem ao lado como faz sou professora. Ilma Araujo
Aff! nada do que eu keria : /
obrigado, foi de muita ajuda
nossa nada q estava querendo
obrigado pela ajuda!!!
me ajudou muito...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
minha prova tem 2 questoes que estao ai...minha prof ta fazendo porra nenhuma...aquela veia so ta ganhando grana e mamando na teta da vaca e pegando tudo pronto aqui...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
.aquela veia so ta ganhando grana e mamando na teta da vaca e pegando tudo pronto aqui...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
tenho prova amanha sobre isso e isso vai ser de grande ajuda muito bom vlw
Obrigaduuu!!pela ajuda mesmo minha prof nao faz nada e quer q nos fazemos td porra
Eu nao aguento aquela veia chata
muito bom
BOING, xupa essa manga!! te peguei
E me ajudou muito ja é a decima prova online que estou fazendo... Vlw...
Vlw pela ajuda... Vo ver se tiro dez nessa prova... Bjúùh.
que postura desses estudantes..como eles tratam seus professores.....e ainda nem sabem escrever, pelo visto não vão chegar muito longe.
Estas perguntas foram de grande valia para meu conhecimento...
Obrigada!
adorei o blog me ajudou muito
vlw. :> "guerra mundial"
minha atividade ta todinha aqui! ><
ssssss
que postura desses estudantes..como eles tratam seus professores.....e ainda nem sabem escrever, pelo visto não vão chegar muito longe. Ui se acha
O gabarito do teste 5, da somatória, está absolutamente incorreto. A afirmativa 32 afirma, erroneamente, que o Brasil exportava manufaturas para os países beligerantes na 1ª Guerra Mundial (Inglaterra, França e Alemanha) e que com a guerra as mesmas foram interrompidas. Ocorria o contrário, o Brasil importava manufaturas e exportava matérias-primas, entre elas o café, a borracha, açúcar e couros. Tanto que, afirma-se que ocorreu a substituição aqui no Brasil dessas manufaturas, algumas das quais passaram a ser fabricadas aqui. Cuidado, pois apliquei essa pergunta em uma prova e uma aluna me questionou com base no gabarito incorreto deste site.
Postar um comentário