QUESTÕES PARA ESTUDO

segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Iluminismo, Revolução Industrial, Revolução Francesa

1- Assinale as alternativas corretas sobre o Iluminismo e seus pensadores:
01) O iluminismo defendia o direito divino dos reis, o mercantilismo e o poder político da Igreja Católica.
02) Foi um movimento revolucionário que surgiu no século XVIII e propagava, no plano filosófico, a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis e, no plano econômico a livre iniciativa.
04) Influenciou alguns governantes europeus que implantaram reformas em seus países, ficando conhecidos como déspotas esclarecidos.
08) Os filósofos iluministas valorizavam a razão e a ciência como meios de compreender o homem e a sociedade.
16) Combatiam a intolerância religiosa e a oposição que o clero fazia ao desenvolvimento capitalista. Os iluministas eram todos ateus, isto é, não acreditavam na existência de Deus.
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2- É notável no mundo político da atualidade a discussão entre adeptos da intervenção do Estado na economia e aqueles que defendem a intervenção do Estado somente para fiscalizar e atuar no sentido de permitir o livre jogo das leis do mercado. Toda essa discussão tem sua origem no século XVIII, a partir do iluminismo. Sobre esse tema, marque as corretas:
01) A conjuntura do Iluminismo caracterizou-se por um amplo debate, movido por intelectuais franceses que combatiam o fanatismo religioso, os privilégios, o absolutismo e a falta de liberdade econômica.
02) Os economistas franceses do século XVIII, chamados fisiocratas, eram favoráveis às práticas econômicas que na história da economia política ficaram conhecidas como “mercantilismo.”
04) Os iluministas propunham a destruição dos princípios religiosos e da autoridade da Igreja, aplicando as ideias do materialismo histórico.
08) Os monarcas chamados “Déspotas Esclarecidos” adotaram algumas ideias iluministas com a pretensão de modernizar seus Estados principalmente quanto às relações econômicas, as práticas religiosas e o privilégio dos nobres.
16) John Locke foi um dos principais pensadores iluministas. Em sua obra “Segundo Tratado do Governo Civil”, condena o poder ilimitado dos reis, defende o liberalismo político.
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3- (UEM) Em meados do século XVIII, surgiu na Europa uma profunda crítica intelectual à sociedade do Antigo Regime, o Iluminismo. Sobre esse movimento intelectual, assinale o que for correto:
01) A Enciclopédia, editada por Diderot e D’Alembert, foi elaborada pelos iluministas como uma forma de difundir as novas ideias.
02) O Iluminismo surgiu do embate entre a Monarquia Constitucional e os defensores das liberdades sociais e expressou, entre outras questões, a luta por uma sociedade economicamente igualitária.
04) Dentre os principais pensadores iluministas destacam-se Montesquieu, autor de O Espírito das Leis, Voltaire, que ridicularizou o absolutismo, e Jean Jacques Rousseau, autor da obra O Contrato Social.
08) Foi um movimento exclusivamente francês, haja vista não terem existido pensadores iluministas na Inglaterra, na Itália e em outros países da Europa.
16) Dentre as principais ideias dos iluministas destacam-se a igualdade jurídica, a liberdade individual e a tolerância religiosa.
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4- (UEM) A Revolução Industrial foi o processo de transformações tecnológicas e sociais ocorrido pioneiramente na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII. Com respeito à Revolução Industrial, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Uma das características da Revolução Industrial foi a utilização do vapor para acionar as máquinas, em substituição à força muscular.
02) A Revolução Industrial consolidou definitivamente uma produção baseada em pequena escala que visava atender a demanda dos consumidores locais.
04) A Revolução Industrial caracterizou-se pela intensa utilização do trabalho dos artesãos, que, mesmo sem dispor de máquinas, conseguiram multiplicar a produção.
08) A Revolução Industrial encerrou a fase de acumulação primitiva de capitais e a preponderância do capital mercantil sobre a produção.
16) A Revolução Industrial caracterizou-se pela construção e utilização de máquinas regulares e mais precisas que substituíram o trabalho do homem, antes realizado manualmente.
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5- (UFRS) O significado de Revolução Industrial é consideravelmente amplo e designa as modificações ocorridas na Inglaterra a partir de 1760, e em outros países, a partir de 1830. As transformações econômicas, sociais e políticas provocadas pela industrialização, foram tão profundas na Europa que podem ser denominadas revolucionárias, porém, nem sempre promoveram a justiça social. Assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s) relacionadas com a denominada Revolução Industrial:
01) O aperfeiçoamento dos teares e das máquinas de fiar, na segunda metade do século XVIII, proporcionou condições para a concentração dos operários nos arredores das fábricas, em ótimas condições de moradia, curtas jornadas de trabalho e boas condições sanitárias.
02) Na Inglaterra, considerada berço da Revolução Industrial, as condições de trabalho nas fábricas permitiam que as crianças dedicassem seu tempo exclusivamente aos estudos e às brincadeiras, isto é, inexistia o trabalho infantil.
04) Na Inglaterra, a aglomeração de trabalhadores provocada pela industrialização, sem condições sanitárias satisfatórias, provocou com certa frequência, o surgimento de epidemias.
08) Na Inglaterra, as crianças foram utilizadas como mão-de-obra, em quase todos os ramos de manufatura do Reino.
16) A utilização das máquinas nas fábricas inglesas provocou a reação de artesãos que perceberam o perigo do desemprego. Alguns grupos foram organizados com o objetivo de destruí-las.
32) Uma das consequências mais significativas da Revolução Industrial foi a concentração demográfica nas cidades.
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6- (UFMS) A Revolução Francesa, segundo o historiador Holland Rose, foi “a série de acontecimentos mais terrível e momentosa em toda a história (…) … o ponto de partida real para a história do século XIX; pois esse grande levante afetou profundamente a vida política e, mais ainda, a vida social do continente europeu”.
HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 20.
Assinale a(s) alternativa(s) que evidencia(m) as tensões e impasses da Revolução Francesa.
01) A Revolução Francesa provocou profundas mudanças em seu país, mas foi um episódio de alcance apenas regional, pois nos demais países e continentes apenas conseguiu difundir vagas ideias sobre igualdade e fraternidade.
02) O drama da Revolução Francesa, para os chamados liberais moderados, pode ser resumido nos seguintes termos: sem a multidão não haveria a nova ordem; com ela, viria o risco da revolução social, o que pareceu tornar-se realidade por um breve período em 1793-1794, o da República Jacobina.
04) Tanto os girondinos como os jacobinos queriam radicalizar a Revolução, questionavam a existência da propriedade privada e, inspirados em Rosseau, desejavam implantar uma democracia popular.
08) O golpe de Estado de 18 de Brumário, encabeçado por Napoleão, foi apoiado pela burguesia conservadora. Para essa burguesia a questão era apoiar o golpe ou deixar que a Revolução continuasse.
16) Houve vários momentos dentro da Revolução Francesa. Destes, duas vertentes distintas podem ser identificadas: uma em 1789 e outra em 1793. A primeira inspirou-se na autoridade, na hierarquia das classes e na liberdade perante a lei. A segunda aprofunda a Revolução e volta-se mais para a igualdade
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7- Com relação à França pré-revolucionária, some as alternativas corretas.
(01) O primeiro estado era constituído por camponeses, artesãos, comerciantes e o restante da alta nobreza, perfazendo um total de 1 milhão e 200 mil membros.
(02) A sociedade do Antigo Regime se caracterizava pela desigualdade de direitos entre os homens, de acordo com sua origem, dividindo-se em três ordens: os que rezam, os que combatem, os que trabalham.
(04) O clero (cerca de 120 mil pessoas) e a nobreza (350 mil membros) constituíam, respectivamente, o primeiro e o segundo estados.
(08) A Assembleia Nacional assumiu a direção política do país, caracterizando a monarquia constitucional.
(16) O ônus dos impostos a das contribuições para o rei, para o clero e para a nobreza recaía igualmente sobre os três estados.
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8- Analise as afirmativas abaixo, no contexto da Revolução Francesa e assinale as corretas.
01) A Assembleia dos Notáveis decidiu convocar o Terceiro Estado diante do impasse gerado pelo aumento de impostos. O objetivo dessa Assembleia era redigir uma constituição para a França.
02) O período conhecido como “Terror” foi marcado pela ditadura dos jacobinos que usaram de violência para conter os contrarrevolucionários. Milhares de pessoas morreram na guilhotina. A organização do poder atendeu os interesses da pequena burguesia.
04) A “Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão” corresponde à determinação burguesa de levar adiante um processo revolucionário que acabasse com o privilégio de nascimento e garantisse direito de propriedade privada.
08) A Queda da Bastilha e o “Grande Medo” marcaram um período de intensas lutas populares. Foram episódios da Revolução Francesa que culminaram com a derrubada de símbolos absolutistas e feudais, envolvendo classes populares urbanas e camponesas, respectivamente.
16) Com o Golpe do 9 Termidor, Napoleão Bonaparte depõe o Diretório e inicia um período de conquistas territoriais francesas com amplo apoio da nobreza.
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9- (UEM) A Revolução Francesa teve vários períodos, dentre eles, o da Convenção, que se pode caracterizar por
01) Ter proclamado a República e estabelecido um novo calendário, segundo as manifestações da natureza.
02) Imediatamente ter distinguido os girondinos - representantes dos pequenos burgueses - e os jacobinos - representantes da grande burguesia.
04) ter uma Constituição com característica democrática, tendo em vista que concedeu o direito de voto universal a todos os franceses maiores de 21 anos.
08) Os jacobinos, apesar de avanços revolucionários, não terem feito nada para abolir a escravidão nas colônias e acabar com os privilégios.
16) Ocorrer, paralelamente ao avanço revolucionário, uma luta entre os jacobinos, liderados por Robespierre e Saint-Just, culminando com a morte de Danton na guilhotina.
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10- (UFSCar) A 5 de outubro, oito ou dez mil mulheres foram a Versalhes; muita gente as acompanhou. A Guarda Nacional forçou o sr. de La Fayette a conduzi-las para lá na mesma noite. No dia 6, elas trouxeram o rei e obrigaram-no a residir em Paris. (...) Não devemos procurar aqui a ação dos partidos. Eles agiram, mas fizeram muito pouco. A causa real, certa, para as mulheres, para a multidão mais miserável, foi uma só, a fome. Tendo desmontado um cavaleiro, em Versalhes, mataram o cavalo e comeram-no quase cru. (...) O que há no povo de mais povo, quero dizer, de mais instintivo, de mais inspirado, são, por certo, as mulheres. Sua ideia foi esta: “Falta pão, vamos buscar o rei; se ele estiver conosco, cuidar-se-á para que o pão não falte mais. Vamos buscar o padeiro!”
(Jules Michelet. História da Revolução Francesa, 1989.)
Sobre aquele momento da Revolução Francesa, é correto afirmar:
(a) o povo, constituído principalmente de funcionários da nobreza, acreditava que era necessário separar o rei da corte, para que se pudessem fazer as reformas econômicas.
(b) nos primeiros tempos da revolução, parte da população francesa acreditava que o rei poderia resolver o problema da fome e apoiava a manutenção da monarquia.
(c) os revolucionários estavam negociando com o rei a assinatura de sua deposição, visando a instalação de uma República na França.
(d) o rei e a rainha eram vistos como inimigos do povo e cúmplices da aristocracia, responsabilizada pela crise econômica.
(e) o rei escolhera ficar em Versalhes, com a finalidade de proteger a nobreza dos ataques do povo.


GABARITO
1- 02 04 08
2- 01 08 16
3- 01 04 16
4- 01 08 16
5- 04 08 16 32
6- 02 08 16
7- 02 04 08
8- 02 04 08
9- 01 16
10- B


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