Para ajudar nos estudos sobre Roma Antiga.
1- A expansão de Roma durante a República, com o consequente domínio da bacia do Mediterrâneo, provocou sensíveis transformações sociais e econômicas, dentre as quais
(a) marcado processo de industrialização, êxodo urbano, endividamento do Estad
(b) fortalecimento da classe plebéia, expansão da pequena propriedade, propagação do cristianismo.
(c) crescimento da economia agro-pastoril, intensificação das exportações, aumento do trabalho livre.
(d) enriquecimento do Estado romano, aparecimento de uma poderosa classe de comerciantes, aumento do número de escravos.
(e) diminuição da produção nos latifúndios.
2- Várias razões explicam as perseguições sofridas pelos cristãos no Império Romano, entre elas:
(a) a oposição à religião do Estado Romano e a negação da origem divina do Imperador, pelos cristãos.
(b) a publicação do Edito de Milão que impediu a legalização do Cristianismo e alimentou a repressão.
(c) a formação de heresias como a do Arianismo, de autoria do bispo Ário, que negava a natureza divina de Cristo.
(d) a organização dos Concílios Ecumênicos, que visavam promover a definição da doutrina cristã.
(e) o fortalecimento do Paganismo sob o Imperador Teodósio, que mandou martirizar milhares de cristãos.
3- Sobre os primitivos habitantes da Itália, pode-se afirmar que os:
(a) italiotas acomodaram-se no Sul da Itália, onde desenvolveram povoados.
(b) gregos ocuparam a parte Central da Península, subdividindo-se em vários clãs.
(c) etruscos, provavelmente originários da Ásia, ocuparam o Norte da Península
(d) lígures fixaram-se ao Sul combatendo ferrenhamente os etruscos
(e) sículos penetraram na Península através da cadeia dos Alpes e ocuparam o Norte.
4- O Edito de Milão (313), no processo de desenvolvimento histórico de Roma, reveste-se de grande significado, tendo em vista que
(a) combateu a heresia ariana, acabando com a força política dos bispados de Alexandria e Antioquia.
(b) tornou o cristianismo a religião oficial de todo Império Romano, terminando com a concepção de rei-deus.
(c) acabou inteiramente com os cultos pagãos que então dominavam a vida religiosa.
(d) deu prosseguimento à política de Deocleciano de intenso combate à expansão do cristianismo.
(e) proclamou a liberdade do culto cristão passando Constantino a ser o protetor da Igreja.
5- Teodósio estabeleceu que após a sua morte, ocorrida em 395, o Império, para ser melhor administrado, deveria ser
(a) fracionado em quatro partes, com dois Imperadores e dois Césares
(b) dividido em duas partes: o Império do Ocidente e o Império do Oriente.
(c) atrelado ao paganismo e direcionar uma operação para destruir as catacumbas.
(d) aliado dos árabes para defendê-los contra os hunos que se avizinhavam de Roma e de Meca.
(e) dividido em áreas denominadas Condados e, doadas em caráter hereditário, a seus sucessores.
6- Sobre as funções dos magistrados em Roma, assinale o que for correto:
(01) Os cônsules exerciam o Poder Executivo na República. Comandavam o exército e convocavam o Senado.
(02) O questor tinha como função administrar a justiça.
(04) O pretor administrava a cidade e cuidava do abastecimento.
(08) O censor era responsável pelo recenseamento dos cidadãos e orientação da conduta moral.
(16) O edil assumia o poder durante seis meses para resolver problemas gerados por uma crise.
7- A vida difícil do escravo romano provocou a organização de várias revoltas. Espártaco liderou um dos maiores levantes de escravos, no ano de 73 a.C. Sobre essa revolta, é correto afirmar:
(01) Foi uma conseqüência do assassinato de Júlio César, por inspiração de elementos da aristocracia
(02) Espártaco era um gladiador que utilizou sua força física para incitar outros escravos a lutar por uma vida mais justa.
(04) Os escravos chegaram a formar um poderoso exército, reunindo milhares de combatentes.
(08) Espártaco foi capturado, julgado e absolvido. O Senado romano temia condenar um líder popular.
(16)Em 71 a.C, o senador Crasso sufocou a revolta e mandou crucificar 6 mil escravos ao longo da Via Ápia.
8- Na antiguidade, Roma estendeu amplamente seu território e dominou povos diversos, criando um império em redor do mar Mediterrâneo. São marcas dessa expansão e contatos:
(01) A elaboração do "Jus Gentium" ("direito das gentes")
(02) A organização das províncias como unidades administrativas do governo.
(04) A implantação de extensa rede de estradas e difusão do latim como língua oficial.
(08) A democratização da propriedade da terra.
(16) A concessão de cidadania romana apenas aos que tivessem pai e mãe romanos.
9- Nos séculos III d.C. e IV d.C., o Império Romano viveu uma fase de crise e de profundas transformações. A respeito disso, é correto afirmar que:
(01) As cidades do Ocidente romano tornaram-se centros econômicos do Império, em florescente processo de urbanização
(02) Antes religião perseguida, o cristianismo passou a ser aceito e veio a tornar-se a religião oficial do Império Romano, em substituição ao paganismo.
(04) Os povos bárbaros invadiram o Império e se estabeleceram em seus territórios, contribuindo para a crise do mundo romano.
(08) A divisão político-administrativa do Império fez surgir o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.
10- Identifique as afirmações corretas relativas à sociedade e à política da Roma Antiga:
(01) A República Romana, instaurada após a deposição do rei etrusco, foi inicialmente dominada pelos patrícios, possuidores de cidadania romana completa. Com o passar dos séculos, a plebe passou a participar do poder.
(02) Entre as conquistas políticas da plebe inclui-se a aceitação pelos patrícios de que o resultado do plebiscito passasse a ter força de lei para todo o Estado Romano.
(04) Na República Romana, os escravos eram numericamente poucos e por isso não chegaram a fazer revoltas nem representavam concorrência com a mão-de-obra livre.
(08) Sob Otávio Augusto foi instituído o regime do Principado, que corresponde à fase de implantação do Império Romano, extinguindo-se o período da República.
(16) Pelo Édito de Caracala (212 d.C), o direito de cidadania romana foi estendido a todos os habitantes livres do Império.
11- "Augusto conquistou os soldados com presentes, o povo com pão barato, e todos os homens com os frutos da paz. Assim tornou-se progressivamente mais poderoso, congregando em si as funções do Senado, dos magistrados e das leis."
(Tácito, Anais 1.2, MOSES HADAS, ED., THE COMPLETE WORKS OF TACITUS, NEW YORK, RANDOM HOUSE, 1942, p. 3).
a) Identifique o período da história de Roma tratado nesse texto.
b) A partir dos elementos indicados no texto, caracterize o Estado romano durante esse período.
12- "A atividade dos Gracos foi objeto de debates apaixonados e formulavam-se sobre ela os juízos mais diversos (... ). Os políticos romanos dividiam-se nitidamente em dois grupos ou partidos, pelos quais os Gracos eram considerados heróis ou criminosos." (M. Rostovtzeff. "História de Roma".)
O autor refere-se aos irmãos Tibério e Caio Graco, tribunos da Assembléia da Plebe de Roma no século II a.C.
a) Como estava constituída a sociedade romana na época de atuação dos irmãos Tibério e Caio Graco?
b) Dê uma razão pela qual os irmãos Graco eram "objeto de debates apaixonados".
GABARITO
1- D
2- A
3- C
4- E
5- B
6- 01, 08
7- 02, 04, 16
8- 01, 02, 04
9- 02, 04, 08
10- 01, 02, 08, 16
11- a) A transição da República Romano e o início do Império.
b) Poderes centralizados nas mãos do Imperador, utilização da política do pão e circo e adoção da Pax Romana.
12- a) Patrícios (aristocratas), plebeus (camada popular marginalizada), cavaleiros ou homens novos (ricos comerciantes), clientes (agregados ou patrícios) e escravos.
b) Propunham a realização de uma reforma agrária para amenizar as dificuldades dos plebeus.
ROMA ANTIGA - QUESTÕES
domingo, 4 de abril de 2010
58 comentários:
MUITO IMPORTANTE PARA O APRENDDIZADO DOS ALUNOS.
HORRIVEL ...
Péssimoooooooo
chocante!!!
Zuera. =D
legal estimula a aprendizagem eu gostei meus filhos adoram para poderem estudar
Gostei,me ajudou a tirar dúvidas sobre o questionário que o professor da minha neta passou p/ seus alunos.
eu gostei, muito bom!!!
Esta me ajudando muito!
Que Deus continue Abençoando sua vida!!!!!
otimoooooooooooooooooooooooooooooooo
amooooooooooooooooo voceeeeeeeeee ! :D
Horrivel, vey..e vc aacredita que o instituto federal ainda usa essa droga pra ensinar o futuros técnicos que mudaram a sua vida!!??
Péssimo, me decepcionou, professorinha..vai dançar todo enfiado, vai..
A maioria dessas questões são da apostila positivo... são boas.. mas, infelizmente, meu material é da positivo..
vlwwww's, ta me ajudando bastante pra estudar pra prova de história de 6ª =D
Muito bom,gostei...parabéns!
ei na 4 questão tem duas certas , a [b] e a [e]...>.P
Muito Bom !
Excelente, me ajudou muito! Parabéns :)
ajudou um pouco :]
Adorei, ajudou muito. Obrigada :]
mt bom
Gostei das questões, independentemente de onde vc as tenha tirado, é material a ser usado.
Se tiver sobre outros assuntos, será bem-vindo.
Tudo de bom.
gostei, questões de vestibular são otimas para preparo do aluno.. e é bom vir com o gabarito para que tenha-se segurança nas afirmações. :D
ki bommmmmmmmm
Me ajudou muito....
ótimo estudo..
Muito obrigada!!
é muito bom esse site
bom para estudar, bem organizado.
como pode existir algo tão tosco como um site desses ainda por cima uma inteligente prof da uma avaliação dessas para alunos fazerem em casa.....
decepção
no periodo republicano havia muitos escravos e houve um intenso exodo rural, acho que a questao 10 esta com o gabarito errado
ñ achei nd do que eu estava procurando,, mais parabééns pela sua inteligencia,, quero ver essas pessoinhas terem essa intelegenicia que elas tem pra saber tudo que vc sabe,, em vez de ficar chingando os outros faz melhoooooor!!!
Muuuito bom,
Quem diz que nao gstou é pq nao estudou e ta achando dificil demais, pq so da pra responder sabendo do assunto. Muiiito bom msm.
vlw ajudo muito =/
Não se importe com babacas que falam que está horrível,porque está ótimo!
Adorei acertei quase todas as questões, errei apenas uma, mas me estimulou a tirar as dúvidas. Graças à minha mãe que eu achei isso aqui ! :D
muito bom mesmo parabens
to gostando ta sendo muitoo bom :)))
ótimo!!
MUITO BOM
adilon e lucas muito facil
Gostei muito, sou professora em inicio de carreira e me ajudou bastante, muito obrigada!
Qual o preconceito como positivo? vtnc ..
e bom mais ja vi melhores valeu foi uma boa ideia
Gostei muito, me ajudou a orientar minha neta, muito obrigada!
decepção
Foi ótimo
Pegou do Positivo, mais foi bom !! Só errei duas questões !!
Eu sei muito mais ke isso aiii
E AINDA PEGUA DO POSITIVO
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
DECEPÇÃO
ameeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii <3, Obg*.*
algo que não sabia foi mencionado, e olha ! bastante importate !
eu to fazendo a prova de historia e tem uma questao q é identica a da prova e eu copiei a resposta
Muito obrigada! estou no 1° ano do ensino médio e realmente me ajudou em uma revisão de exercícios para a prova ^^ se poder fazer outros, eu fico grata!
muito massa,,, obrigado !!!!
Criticar o trabalho dos outros é fácil e nada altruísta.
Muito obrigada! Ajudou muito. Ja tive aula com você e você é uma ótima professora. Nao ligue pra esses babacas..
SÓ QUERIA RESPONDER AO "ANÔNIMO" QUE ESCREVEU "Horrivel, vey..e vc aacredita que o instituto federal ainda usa essa droga pra ensinar o futuros técnicos que mudaram a sua vida!!??
Péssimo, me decepcionou, professorinha..vai dançar todo enfiado, vai.." - APRENDE A ESCREVER PRIMEIRO E QUEM SABE ENTÃO TERÁ MORAL PRA FALAR DO TRABALHO DE ALGUÉM... O VERBO MUDAR DA FORMA EM QUE FOI CONJUGADO ESTÁ NO PASSADO... MUDARÃO SERIA O CERTO.
Muito bom
Meu professor só tira questão desse site..
Lindo, Beijo da tia!
O meu também tirei 10
Poxa achei muito bom me ajudo muito na minha provo!!MUITO OBRIGADO
Ajudastes bastante, meu professor tirou daqui deste endereço eletrônico, uma de suas questões. Muito obrigado
Postar um comentário