PULSEIRAS DO SEXO

domingo, 4 de abril de 2010
Tenho observado muitas alunas usando as pulseirinhas coloridas que já foram moda na década de 80 nos pulsos de Madonna e voltaram à cena neste ano inicialmente entre estudantes americanos e europeus. Aqui, elas se tornaram populares a partir da metade do ano e podem ser encontradas aos milhares em bancas de jornal e barracas de camelô a preços irrisórios. O pacote com doze pulseiras custa 1 real – elas não poderiam vir de outro lugar senão da China.


Até recentemente, as pulseirinhas serviam exclusivamente para ser trocadas como figurinhas ou para pular corda (as meninas fazem uma longa corrente da junção de várias pulseiras).
Aparentemente são inofensivas, como uma espécie de enfeite ou acessório. Porém, o que muitos não sabiam é que cada cor do bracelete possui um significado, que corresponde a um comportamento afetivo ou sexual, que pode ir de um abraço, na amarela, a uma relação sexual, na preta. Para exigir o gesto, seria preciso arrebentar a pulseira de quem a traz no pulso.



Ignorantes em relação ao significado das pulserias, muitos jovens e adolescentes começaram a utilizá-las inocentemente Mas a questão é mais perigosa do que se imagina. Apesar de algumas acharem que se trata somente de uma moda passageira e que não precisam proibir o uso, é preciso atentar para o fato de que o comportamento dos adolescentes e jovens de hoje pode resultar em graves consequencias para aqueles que mesmo sem conhecimento fazem uso de tais pulseiras. Os adultos precisam orientar os jovens e protegê-los.

Como professora me sinto na obrigação de tocar neste assunto principalmente depois do caso de estupro em Londrina. A estudante foi estuprada por três garotos, menores, no dia 15 de março. Os meninos explicaram que arrebentaram a pulseira preta da adolescente e exigiram seus "direitos".


Uma situação aparentemente banal e inofensiva, oculta vários aspectois muito preocupantes: incentivo e apelo ao sexo, aproximação de temas e comportamentos relativos aos adultos, machismo, violência contra a mulher, depreciação da imagem feminina. Ora, professores, pais e adultos em geral precisam alertar os adolecentes. Não podemos ser permissivos, negligentes e omissos. O discursos do "todo mundo tem, todo mundo usa" quase nunca é convincente, principalmente neste caso.

Menina, se você usa as tais pulseirinhas, pense melhor e reflita sobre quem você é e o que você espera do futuro. Pequenas coisas revelam muito sobre nós.


Myspace Glowing text

0 comentários:

Postar um comentário