RESPOSTAS DAS QUESTÕES OBJETIVAS - 8ª série

sábado, 20 de junho de 2009
Gabarito das questões, só para diminuir o stress...

1- Sobre o período da República Velha na História do Brasil, é correto afirmar que:
(01) No Governo provisório de Deodoro da Fonseca, os militares controlavam o poder. O período foi conhecido como República da Espada.
(02) Foi implantada a Política dos Governadores, um acordo político que favoreceu a permanência no poder das oligarquias estaduais.
(04) Com a política dos Governadores apareceram os primeiros grandes partidos nacionais como o PRP e o PRM,
(08) A política do café-com-leite permitiu o controle da política pelos cafeicultores do Rio de Janeiro e dos criadores de gado do Rio Grande do Sul.
(16) O interesse das elites agrárias e a exclusão das demais classes sociais da política estavam garantidos nesse sistema político- eleitoral.
( 23 )

2- Escolha o grupo de palavras que completa corretamente o trecho abaixo:
A liberdade de pensamento, de profissão, de _________ ; tudo isso era parte da Constituição de 1891. No que se refere aos direitos civis e políticos, pouca coisa foi acrescentada. As mudanças mais significativas foram referentes ao processo __________ que acabou com a exigência de _________________, mantendo a exigência de _____________ .

(a) religião – revolucionário – renda - profissão
(b) propriedade – eleitoral – renda – alfabetização X
(c) religião – político – escolaridade – renda
(d) propriedade – eleitoral - escolaridade –renda
(e) religião – democrático – renda – profissão

3- A República criou uma cidadania precária, acentuou as distâncias entre as diversas regiões do país, cobrindo-as com a roupagem do federalismo difuso da ‘política dos governadores’(...) SALIBA, Elias Thomé. Raízes do riso: a representação humorística na história brasileira; da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p.67.
O fragmento de texto acima refere-se aos primeiros tempos da República no Brasil. É correto afirmar que a implantação da República:
(a) renovou as instituições políticas, ampliando o poder do Estado.
(b) alterou radicalmente a estrutura social do Império, devido à ascensão da burguesia urbana e declínio da aristocracia.
(c) introduziu um modelo democrático, que permitiu a participação política popular.
(d) manteve as desigualdades sociais presentes no Império e não ofereceu ampliação significativa dos direitos de cidadania. X
(e) centralizou o poder nas mãos dos governadores, diminuindo as atribuições das instituições políticas e do Presidente da República.


5- Quanto à "Política do Café-com-Leite”, assinale o que for correto:
(01) A expressão “café-com-leite” tem a sua explicação relacionada à forma mais utilizada pelos partidos políticos norte-americanos da época.
(02) Foi um período marcado pelo domínio das oligarquias agrárias, e estavam organizadas em torno de grandes partidos políticos: o Partido Republicano Paulista e o Partido Republicano Mineiro.
(04) A forma que garantia a permanência das maiores oligarquias no poder era através do voto secreto.
(08) Este acordo político era sustentado pela Comissão Verificadora de Poderes que afastava a oposição através do mecanismo denominado "degola".
(16) A alternância das duas maiores oligarquias no governo foi aprovada pelas elites dos outros Estados, em função das vantagens que oferecia.
( 10 )


6- Entre 1912 e 1916, a região conhecida como Contestado, viveu uma revolta de grandes proporções. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
(01) A Revolta do Contestado originou-se da insatisfação das oligarquias locais com relação à política centralizadora do “café com leite”.
(02) Fatores ligados à construção da ferrovia São Paulo – Rio Grande do Sul contribuíram para aumentar a insatisfação e a revolta da população local.
(04) A Guerra do Contestado ocorreu na fronteira entre os estados do Paraná e de Santa Catarina.
(08) A Guerra do Contestado somente chegou ao fim com o cancelamento da construção da ferrovia São Paulo – Rio Grande do Sul.
(16) A revolta do Contestado resultou, entre outros, da manipulação pelo Monge José Maria das massas operárias em torno de seus ideais de implantação de um regime comunista naquela região.
( 06 )


7- Canudos foi um movimento social que envolveu milhares de pessoas no final do século XIX. Hoje, o movimento dos Sem – Terra é também um movimento social que envolve milhares de pessoas. Identifique a alternativa que apresenta características comuns aos dois movimentos:
(a) Os objetivos sociais, apesar de um se concentrar no Nordeste e o outro na região sudeste do país.
(b) A luta pela terra, defendendo desde o início a luta armada para obtê-la.
(c) A luta por melhores condições de vida, contra o desemprego e contra a monarquia.
(d) A luta pela pequena propriedade e o desenvolvimento de uma política de cooperativas agrárias
(e) A luta pela terra, defendendo condições de vida mais dignas para seus participantes. X

As questões discursivas serão discutidas em sala.


Myspace text generator

7 comentários:

Anônimo at: 22 junho, 2009 14:05 disse...

mandei muito professora! nao zerei nenhuma! haha o/

Anônimo at: 18 agosto, 2009 14:29 disse...

pq num poe o gabarito nas terças feiras antes da prova?

{ Unknown } at: 20 março, 2010 23:05 disse...

eii professora Elaine nao te conheco,mas os seus gabaritos ai mi ajudarao muito,melhor a entender a materia. e nem so aluna sua,mas conseguir entender bem!!

Anônimo at: 22 abril, 2010 17:48 disse...

valeu
seu gabarito me ajudou

Anônimo at: 14 fevereiro, 2011 10:43 disse...

essa poha naum me ajudo por nada!!

Anônimo at: 28 abril, 2011 22:02 disse...

estas questoes foram de grande utilidade para mim!!!

Anônimo at: 25 maio, 2012 10:29 disse...

Valeu , vou fazer uma prova de história amanha, queria questoes como essas pra fazer de revisão.. Valeu mesmoo

Postar um comentário