RESPOSTAS DAS QUESTÕES OBJETIVAS - 8ª série

sábado, 20 de junho de 2009
Gabarito das questões, só para diminuir o stress...

1- Sobre o período da República Velha na História do Brasil, é correto afirmar que:
(01) No Governo provisório de Deodoro da Fonseca, os militares controlavam o poder. O período foi conhecido como República da Espada.
(02) Foi implantada a Política dos Governadores, um acordo político que favoreceu a permanência no poder das oligarquias estaduais.
(04) Com a política dos Governadores apareceram os primeiros grandes partidos nacionais como o PRP e o PRM,
(08) A política do café-com-leite permitiu o controle da política pelos cafeicultores do Rio de Janeiro e dos criadores de gado do Rio Grande do Sul.
(16) O interesse das elites agrárias e a exclusão das demais classes sociais da política estavam garantidos nesse sistema político- eleitoral.
( 23 )

2- Escolha o grupo de palavras que completa corretamente o trecho abaixo:
A liberdade de pensamento, de profissão, de _________ ; tudo isso era parte da Constituição de 1891. No que se refere aos direitos civis e políticos, pouca coisa foi acrescentada. As mudanças mais significativas foram referentes ao processo __________ que acabou com a exigência de _________________, mantendo a exigência de _____________ .

(a) religião – revolucionário – renda - profissão
(b) propriedade – eleitoral – renda – alfabetização X
(c) religião – político – escolaridade – renda
(d) propriedade – eleitoral - escolaridade –renda
(e) religião – democrático – renda – profissão

3- A República criou uma cidadania precária, acentuou as distâncias entre as diversas regiões do país, cobrindo-as com a roupagem do federalismo difuso da ‘política dos governadores’(...) SALIBA, Elias Thomé. Raízes do riso: a representação humorística na história brasileira; da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p.67.
O fragmento de texto acima refere-se aos primeiros tempos da República no Brasil. É correto afirmar que a implantação da República:
(a) renovou as instituições políticas, ampliando o poder do Estado.
(b) alterou radicalmente a estrutura social do Império, devido à ascensão da burguesia urbana e declínio da aristocracia.
(c) introduziu um modelo democrático, que permitiu a participação política popular.
(d) manteve as desigualdades sociais presentes no Império e não ofereceu ampliação significativa dos direitos de cidadania. X
(e) centralizou o poder nas mãos dos governadores, diminuindo as atribuições das instituições políticas e do Presidente da República.


5- Quanto à "Política do Café-com-Leite”, assinale o que for correto:
(01) A expressão “café-com-leite” tem a sua explicação relacionada à forma mais utilizada pelos partidos políticos norte-americanos da época.
(02) Foi um período marcado pelo domínio das oligarquias agrárias, e estavam organizadas em torno de grandes partidos políticos: o Partido Republicano Paulista e o Partido Republicano Mineiro.
(04) A forma que garantia a permanência das maiores oligarquias no poder era através do voto secreto.
(08) Este acordo político era sustentado pela Comissão Verificadora de Poderes que afastava a oposição através do mecanismo denominado "degola".
(16) A alternância das duas maiores oligarquias no governo foi aprovada pelas elites dos outros Estados, em função das vantagens que oferecia.
( 10 )


6- Entre 1912 e 1916, a região conhecida como Contestado, viveu uma revolta de grandes proporções. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
(01) A Revolta do Contestado originou-se da insatisfação das oligarquias locais com relação à política centralizadora do “café com leite”.
(02) Fatores ligados à construção da ferrovia São Paulo – Rio Grande do Sul contribuíram para aumentar a insatisfação e a revolta da população local.
(04) A Guerra do Contestado ocorreu na fronteira entre os estados do Paraná e de Santa Catarina.
(08) A Guerra do Contestado somente chegou ao fim com o cancelamento da construção da ferrovia São Paulo – Rio Grande do Sul.
(16) A revolta do Contestado resultou, entre outros, da manipulação pelo Monge José Maria das massas operárias em torno de seus ideais de implantação de um regime comunista naquela região.
( 06 )


7- Canudos foi um movimento social que envolveu milhares de pessoas no final do século XIX. Hoje, o movimento dos Sem – Terra é também um movimento social que envolve milhares de pessoas. Identifique a alternativa que apresenta características comuns aos dois movimentos:
(a) Os objetivos sociais, apesar de um se concentrar no Nordeste e o outro na região sudeste do país.
(b) A luta pela terra, defendendo desde o início a luta armada para obtê-la.
(c) A luta por melhores condições de vida, contra o desemprego e contra a monarquia.
(d) A luta pela pequena propriedade e o desenvolvimento de uma política de cooperativas agrárias
(e) A luta pela terra, defendendo condições de vida mais dignas para seus participantes. X

As questões discursivas serão discutidas em sala.


Myspace text generator

ROTEIRO DE ESTUDOS – 7ªS SÉRIES

sábado, 13 de junho de 2009

O que eu preciso saber sobre a INDEPENDÊNCIA DAS TREZE COLÔNIAS?
Capítulo 4

  • Caracterizar as colônias do norte
  • Caracterizar as colônias do sul
  • Explicar a Guerra dos Sete Anos
  • Relacionar a Guerra dos Sete Anos com a revolta dos colonos
  • Citar as Leis impostas aos colonos
  • Descrever a Festa do Chá de Boston

LEMBRE-SE QUE SERÁ COBRADA INTERPERTAÇÃO DE TEXTO!

Todo esforço será recompensado!

Estude bastante.

NOS PRIMEIROS TEMPOS DA REPÚBLICA

Na República Velha, cada presidente era eleito pelo voto direto, universal masculino (excluídos analfabetos, militares e religiosos) e aberto (todos sabem em quem você votou). 70% da população vivia no campo, portanto, bastava o grande proprietário, conhecido como coronel, controlar o voto dos seus peões e o candidato escolhido era eleito e este favoreceria o interesse dos coronéis. Portanto, o Brasil passa por uma fase em que o voto não era legítimo, era um voto mandado, o voto de cabresto. Como há uma diferença muito grande: 70% das pessoas moram no campo e 30% nas cidades, o candidato escolhido pela cidade nunca ganha. Então, esses presidentes da República Velha foram eleitos com voto fraudado (voto do bico de pena). Daí, o brasileiro não tem uma participação mais séria na política do país.

A COMISSÃO VERIFICADORA DE PODERES

No governo de Campos Sales, (início da República do Café) criou-se um mecanismo para garantir a permanência dos cafeicultores no poder. O presidente propõe a chamada Política dos Governadores: é uma troca de favores entre a presidência da república e os governos dos estados brasileiros. Essa política dos governadores continuará existindo até 1930. Campos Sales vai oferecer dinheiro (vindo dos impostos e empréstimos que se concentram na presidência) e atrai a atenção dos governadores que tem seus governos falidos. Com esse dinheiro ele vai conseguir "fazer política" => é uma troca de favores. Ele exige dos governadores apoio no Congresso porque se o presidente quisesse aprovar alguma coisa, os deputados teriam de concordar com ele. Em troca, promete aos governadores que apoiará os deputados estaduais, os deputados federais e os senadores indicados pelos governadores. Com isso, a Assembléia Legislativa do estado do governador só vai ter deputados que votam a favor do governador que pode propor qualquer espécie de política que ela seria aceita. Acontece, então, a unanimidade no governo federal e no estadual.

A GUERRA DE CANUDOS

A Guerra de Canudos foi a maior guerra civil do Brasil. O líder era Antônio Mendes Maciel (Antônio Conselheiro). Era um pequeno proprietário que perdeu a propriedade, foi para a cidade, mas por causa da crise econômica o negócio faliu e para piorar mais, a mulher se separou dele porque a República permitia. De certa forma ele culpa a República por causa de seu fracasso e começa a dizer que ela é coisa do demônio e passa a falar do fim do mundo. Canudos constituiu-se como um movimento milenarista, messiânico porque seus seguidores acreditam na vinda de um messias que resolveria toda injustiça. Esse homem vai dizer: "no fim do mundo, o mar vai virar sertão e o sertão vai virar mar" => quem tem coisas, vai ficar sem elas, quem não tem nada, nessa próxima fase vai ter. Então, ele defendia uma "monarquia celestial (sobrenatural)". Ele dizia que haveria muitos rebanhos (pessoas que seriam salvas), mas um único pastor - ele mesmo. No Nordeste, ele vai conseguir convencer as pessoas que largam tudo o que tem e o seguem.
Às margens do rio Vaza Barris, Conselheiro e seus seguidores iniciam a organização de uma comunidade em uma grande fazenda onde não morava ninguém. O sistema vai dando certo e mais gente começa a chegar, inclusive os peões das fazendas vizinhas, ex-escravos, desempregados. O governo encarava a comunidade de Canudos como um agrupamento de baderneiros porque, na verdade, os canudenses deixaram de pagar impostos ao governo e ficaram livres da manipulação dos coronéis.
Mas como garantir que a oposição não chegará ao poder se há a eleição? Para isso, foi criada a Comissão Verificadora de Poderes (Comissão da "Degola") => todos os candidatos eleitos precisam passar pela cerimônia da diplomação. Nesse momento, o eleito tem que dizer quais são os seus planos de governo, se ele é favorável ao governador, ao presidente. Além disso, se o eleito deveria ter a "ficha limpa" caso contrário, seria cassado. Por isso que a Comissão foi chamada de "Degola", ou seja, o deputado é degolado que significa perder o mandato. Essa Comissão pode funcionar desde o começo até o fim do mandato dos eleitos, inclusive do governador e no dia em que um deles falar "não" à presidência, ele é cassado. Desse modo, a Comissão torna-se poderosíssima e concede ao presidente amplos poderes para agir.

Deixe seu comentário!!! Não custa nada...



Myspace text generator

ROTEIRO DE ESTUDOS - 8ª SÉRIE


O que eu preciso saber sobre A REPÚBLICA OLIGÁRQUICA NO BRASIL?
Capítulo 2

  • Explicar a Política do café com leite
  • Explicar a Política dos Governadores
  • Relacionar coronelismo e voto de cabresto
  • Explicar o Convênio de Taubaté
  • Explicar o funding loan
  • Citar os fatos mais importantes do governo da cada presidente. (Ex:  A compra do Acre no governo Rodrigues Alves)
  • Relacionar as funções da Comissão Verificadora de Poderes com a "degola"
  • Descrever a Campanha Civilista de Rui Barbosa
  • Explicar a Política das Salvações.
  • Citar o envolvimento do Brasil na Primeira Guerra Mundial.
  • Todo esforço será recompensado!
    Estude bastante.

CORONELISMO

terça-feira, 9 de junho de 2009
A expressão coronelismo surgiu como denominação dada aos fazendeiros que compunham a Guarda Nacional, no período imperial. Durante a República Velha, o termo estendeu-se aos grandes fazendeiros que controlavam a política local no mundo rural brasileiro, dominado pelo latifúndio, num universo próprio, interiorano, bem afastado das grandes cidades.
Na verdade, o coronel era a personificação mais acabada do poder privado no Brasil. Os moradores eram-lhe inteiramente obedientes, poucos ousando desafiar-lhe a autoridade ou disputar-lhe o mando, a não ser que por perto um outro coronel o desafiasse. Praticamente ninguém ao redor dele era instruído, sendo comum entre os considerados alfabetizados apenas saberem desenhar o nome no papel, o suficiente para que se tornassem eleitores fiéis dos candidatos propostos pelo coronel. Qualquer pessoa que se negasse a votar no candidato indicado pelo coronel era vítima de violência física ou perseguição pessoal. Essa medida garantia que os mesmos grupos políticos se consolidassem no poder. Com isso, os processos eleitorais no início da era republicana eram sinônimos de corrupção e conflito. Os hábitos políticos dessa época como a chamada “política dos governadores” e a política do “café-com-leite” só poderiam ser possíveis por meio da ação coronelista.
O controle do processo eleitoral por meio de tais práticas ficou conhecido como “voto de cabresto”. Observe-se que a não existência do voto secreto (adotado após a Revolução de 1930), facilitava o controle sobre o eleitor, aumentando-lhe o constrangimento. A fraude, portanto, imperava na época da República Velha. O coronelismo podia contar com a adoção de métodos coercitivos, ameaçadores, e até criminosos. O coronel geralmente contava com o pistoleiro contratado para atuar a seu serviço, ou um grupo de jagunços dedicados ao ofício das armas que serviam-lhe como um pequeno exército particular, vivendo à sombra da sua autoridade. Simultaneamente utilizam-se da máquina do poder e da boa fé dos cidadãos para garantir à população residente em seu domínio eleitoral uma educação básica de péssima qualidade, não permitindo a esse povo perceber o seu estado de absoluta alienação. Arrumar emprego, conduzir os filhos dos caboclos para o batismo, doar remédios e cachaça, eram formas de trocar favores por voto. Por não perceberem essa manipulação, os "coronéis" eram vistos pelos eleitores como os "bons homens", "aqueles que fazem tudo por nós".
Após 1930, o coronelismo perdeu espaço com a modernização dos centros urbanos e a ascensão de novos grupos sociais. Apesar do desaparecimento dos coronéis, podemos constatar que algumas de suas práticas se fazem presentes na cultura política do nosso país. Essa política de apadrinhamento e coronelismo decorre até os dias de hoje principalmente nas cidades do interior onde a população é mais pobre e carente, tornando-se mais facilmente manipulada. A troca de favores entre chefes de partido e a compra de votos são dois claros exemplos de como o poder econômico e político ainda impedem a consolidação de princípios morais definidos nos processos eleitorais e na ação dos nossos representantes políticos.
Estudar esse texto para a prova!!


Myspace text generator