GABARITO PROVA - 8ªSÉRIE

segunda-feira, 19 de outubro de 2009
1- "Construiremos uma pátria nova onde grandes e pequenos tenham vez, onde todos os seus filhos participem igualmente! A revolução que fizemos foi fruto da vontade do povo, que agora é senhor do seu destino.. (Getúlio Vargas)

"Façamos a revolução antes que o povo a faça." (Antônio Carlos, governador de Minas Gerais e um dos líderes da Aliança Liberal)

Assinale as respostas corretas considerando o momento histórico expresso nos textos acima.
(01) O texto anterior refere-se à Revolução de 1964, liderada por Getúlio Vargas, cujos objetivos eram acabar com a corrupção e com o desrespeito à lei.
(02) Apesar das promessas, o povo pouco se beneficiou com a revolução citada nos textos. O movimento revolucionário apenas afastou do poder as oligarquias tradicionais abrindo espaço para novos grupos dominantes.
(04) A Revolução de 1930 abriu a possibilidade da participação do povo pelo voto direto e universal, garantido pela Constituição de 1930.
(08) A promessa de participação não passou do discurso, pois, ao assumir o poder em 1930, Getúlio Vargas agiu de forma autoritária, abolindo a Constituição vigente.
(16) Ao longo da década de 30, os fatos desmentiram o discurso de Vargas. Como presidente, Getúlio foi arbitrariamente centralizando o poder, processo que culminou com o Golpe de Estado de 1937, dando início ao período conhecido como Estado Novo.
( 26 )

2- A Revolução Constitucionalista de 1932 mobilizou amplos setores de São Paulo contra o governo federal. Sobre esta revolta é correto afirmar que
(a) Significou o levante da população paulista contra os desmandos do governo autoritário instaurado após o golpe do Estado Novo.
(b) Os paulistas defendiam os interesses da população trabalhadora e exigiam a adoção de medidas de caráter socialista.
(c) Representou uma reação das oligarquias paulistas ao regime instalado em 1930, pretendendo restaurar o domínio que São Paulo exercia durante a "política café-com-leite" X
(d) Resultou de uma cisão entre as oligarquias paulistas a respeito do candidato a Presidente nas eleições de 1934.
(e) Foi uma revolta puramente ideológica, liderada por Plínio Salgado.

3- "Neste mesmo mês, três mil integralistas promovem seu Segundo Congresso Nacional... Sob o ridículo das saudações, da indumentária, dos rituais, havia planos concretos de influir no processo de decisão política. Além dos gestos e dos textos, eles saíam às ruas."
(Paulo Sérgio Pinheiro)
Caracterize o movimento integralista (AIB) que se destacou no cenário político brasileiro durante o governo constitucional de Vargas, citando a saudação utilizada pelo grupo, o símbolo adotado, o líder, as idéias que defendiam...

A Ação Integralista Barsileira (AIB) foi uma organização de inspiração fascista apoiada por grandes proprietários, empresários, membros da classe média e oficiais da Forças Armadas. Liderados por Plínio Salgado, os integralistas tinham por lema Deus, Pátria e Família e pregavam o combate aos comunistas. Vestiam uniforme com camisas verdes e aodtaram o sigma como símbolo e faziam a saudação Anauê imitando práticas nazistas.

4- Assinale a alternativa que apresenta a ação tomada pelo governo após conter a insurreição comunista realizada por membros da Aliança Nacional Libertadora (ANL) em 1935.
(a) A proposta antiimperialista e antilatifundiária, contida no programa da ANL, foi completamente abandonada.
(b) Vargas, em proveito de seus planos ditatoriais, explorou o temor que havia ao comunismo.X
(c) Dois meses após a Intentona, todos os presos políticos que aguardavam julgamento, foram colocados em liberdade.
(d) A campanha anticomunista das classes dominantes contribuiu para que Vargas abandonasse seus planos continuístas.
(e) Os revoltosos só se renderam depois de proclamada a suspensão definitiva do pagamento da dívida externa.

5- A caricatura retrata o presidente Getúlio Vargas, em frente ao Palácio do Catete, espalhando cascas de banana, que podem ser interpretadas como armadilhas.
Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas discursava à nação através do rádio:
"A disputa presidencial estava levando o país à desordem. Os comunistas infiltravam-se dia a dia nas instituições nacionais. A Nação corria perigo de uma luta de classes e os partidos políticos inquietavam o nosso povo"
Nesse sentido explique os argumentos utilizadas por Vargas para implantar o Estado Novo.

Getúlio Vargas não estava disposto a deixar a presidência. Assim, arquitetou um golpe de Estado justificado por uma suposta ameaça comunista que culminaria com o assassinato de lideranças políticas do país, segudo de saques, incêndios à igrejas, invasões e outras práticas violentas. Nesse contexto, Vargas cancelou as eleições presidenciais que aconteceriam em 1937, prorrogou o estado de sítio, e implantou o Estado Novo.

6- Sobre o Estado Novo, implantado por Vargas em 1937, assinale o que for correto:
(01) Foi o período da redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República e das liberdades civis.
(02) Foi marcado pela forte centralização política que mantinha o controle da opinião pública e a repressão aos inimigos do regime.
(04) Foi inovado com a CLT que representou uma conquista nas relações de trabalho embora a manipulação e o paternalismo do governo impedissem um sindicalismo livre.
(08) Foi um regime que tinha sustentação nas ações do DIP, responsável pela propaganda e pela censura.
(16) Foi marcado pelo liberalismo econômico e pela neutralidade brasileira durante a Segunda Guerra Mundial.
( 14 )

7- As diferenças fundamentais entre a economia e a sociedade da República Velha e as estruturas criadas pelo Estado Novo, residem no fato de que
(a) o poder político passou a se apoiar nas forças populares e liberais da nação.
(b) os grupos urbanos passaram a liderar, através de partidos nacionais, a vida política do país.
(c) as velhas oligarquias cafeeiras foram substituídas por uma composição política heterogênea. O foco no mundo rural foi transferido para o mundo urbano. X
(d) A constituição ditatorial foi substituída por uma constituição amplamente democrática.



8- transmissão de discursos presidenciais pelo rádio, tinha por objetivo principal
(a) ampliar a participação popular nas esferas do poder político do Estado.
(b) informar a população da situação econômica do país e das medidas aprovadas pelo Congresso.
(c) promover a identificação do cidadão com o líder político, auto-intitulado protetor dos pobres. X
(d) assegurar a não realização de greves e reivindicações trabalhistas que prejudicassem a estabilidade nacional.
(e) veicular campanhas sociais contra o analfabetismo, a fome e as mazelas que atingiam a população humilde.


Myspace text generator

0 comentários:

Postar um comentário