TEXTO PARA ESTUDO - SEGUNDA GRANDE GUERRA

segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Podemos dizer que uma das principais causas da Segunda Grande Guerra foi o Tratado de Versalhes. Esse Tratado, assinado em 1919 e que encerrou oficialmente a Primeira Grande Guerra, determinava que a Alemanha assumisse a responsabilidade por ter causado a Primeira Guerra e obrigava o país a pagar uma dívida aos países prejudicados, além de outras exigências como o impedimento de formar um exército reforçado. Isso é claro, trouxe revolta aos alemães, que consideraram estas obrigações uma verdadeira humilhação.

O INÍCIO DA GUERRA
Em seu livro Mein Kampf, publicado no início dos anos 20, Adolf Hitler diz: "Chegou o dia que não mais passei de olhos vendados: reconheci os inimigos da minha raça - eram judeus ... Acabei por reconhecer os judeus pelo cheiro e, sob sua porcaria repugnante, descobri as taras morais do 'povo eleito' ".
As tropas alemãs iniciarm a busca pelo "espaço vital": anexaram a Áustria e ocuparam Tchecoslováquia, Polônia, Dinamarca, Noruega, Bélgica, Holanda, Grécia e Iugoslávia.
O início da guerra se deu quando Hitler invadiu a Polônia em setembro de 1939.
A razão desta invasão foi o fato da Polônia ter conseguido (através do Tratado de Versalhes) a posse do porto de Dantzig. Hitler não queria isso, ele queria que Dantzig fosse incorporada à Alemanha.
França, Grã-Bretanha, União Soviética e EUA formavam os Aliados, enquanto Alemanha, Japão e Itália formavam as Potências do Eixo. Itália e Alemanha eram países com governos totalitários e tinham por objetivo dominar os povos, que na opinião deles eram inferiores, e construir grandes impérios.
Nos primeiros anos da guerra, as Potências do Eixo levaram vantagem. Uma série de vitórias dos nazistas deu origem ao mito da "invencibilidade alemã". Os alemães assombraram o mundo pondo em prática a blitz-krieg (guerra-relâmpago) que consistia numa série de ataques rápidos e simultâneos desfechados por canhões de longo alcance, tanques blindados e pela Força Aérea Alemã.
Após a ocupação da França, a Inglaterra era o único país da Europa Ocidental ainda não dominado pelos alemães. Hitler decidiu iniciar a empreitada com o bombardeio aéreo de Londres. Os ingleses resistiram e contra-atacaram utilizando um moderno sistema de radares e as manobras da RAF (Royal Air Force). Diante disso, os alemães viram-se forçados a adiar a invasão do território inglês. Foi aí que Hitler se voltou para o leste e começou a planejar a conquista da gigantesca União Soviética. Preparava-se para isso quando precisou desciar parte de suas tropas a fim de socorrer Mussolini, que fracassara ao tentar dominar a Grécia.
Em 1941, o Japão atacou Pearl Harbor, uma base militar dos Estados Unidos no Havaí. Dias depois Hitler declarava guerra aos EUA. A entrada dos norte-americanos na guerra reforçou o lado dos Aliados, pois os EUA possuíam uma variedade de recursos bélicos.

AS PERDAS NAZISTAS E O FIM DA GUERRA
Hitler já se achava vencedor, quando as coisas começaram a mudar. A Alemanha atacou a União Soviética em três frentes e iniciou-se aí a mais sangrenta de todas as empreitadas militares da guerra, que durou quatro anos e custou, só aos soviéticos, a perda de 20 milhões de pessoas. Hitler deslocou suas tropas em direção ao Cáucaso, fonte de petróleo da URSS, pois foi nessa região que aconteceu a Batalha de Stalingrado (entre setembro de 42 e fevereiro de 43), que deixou mais de um milhão de nazistas mortos. A tentativa de ocupar Stalingrado foi frustrada e o restante do exército que lutava nessa frente rendeu-se aos russos em 1943.
A Batalha de Stalingrado é considerada a maior derrota alemã na guerra e os soviéticos venceram os temidos nazistas utilizando a tática conhecida como "terra arrasada", que consistia em ceder espaço, destruindo antes tudo aquilo que podia ser util ao adversário. Os soviéticos deram um ultimato ao comandante alemão, mas Hitler o proíbiu de se render. O Exército Vermelho expulsou os alemães e avançaram rumo a Berlim. Os países do Leste Europeu libertados do jugo nazista foram englobados na zona de influência soviética.
Todas estas vitórias trouxeram conflitos internos entre os fascistas e estas divergências acabaram por afastar Mussolini do poder. O seu lugar foi assumido pelo Rei Vítor Emanuel que em 1943 assinou um armistício (trégua) com os Aliados.

Os norte-americanos venceram os japoneses nas importantes batalhas navais de Midway e Mar de Coral, conseguindo barrar a ofensiva nipônica no Pacífico.
No dia 6 de junho de 1944 – chamado o Dia D – os aliados tomaram a Normandia e o cerco alemão sobre a França foi vencido. Em agosto os Aliados libertaram Paris.

A alta cúpula alemã já previa a derrota, mas Hitler não aceitava esta verdade. No mesmo ano, querendo dar fim à guerra, oficiais nazistas tentaram matar Hitler num atentado a bomba, mas falharam. A guerra prosseguia com vários ataques dos aliados e os alemães já sentiam que o fim estava próximo.

Em abril de 45, tropas aliadas – americanas, inglesas e russas – invadiram a Alemanha.
Mussolini foi capturado ao tentar fugir para a Suíça. Ele foi condenado ao fuzilamento. Sua morte se deu no dia 28 de abril de 1945, 2 dias depois Hitler se suicidou e no dia 8 de maio a Alemanha se rendeu.

Embora a guerra tenha terminado na Europa, ela continuava no pacífico e na Ásia. O Japão sofria derrotas diante dos EUA, já que não podia competir com os armamentos norte-americanos. Os japoneses estavam quase se rendendo quando no dia 6 de agosto de 45, os EUA jogaram uma bomba atômica em Hiroshima e 3 dias depois, foi a vez de Nagasaki ser destruída pela bomba.
O lançamento das bombas causou a rendição incondicional dos japoneses.

A guerra terminou em 1945 e deixou para trás mais de 40 milhões de mortos e cidades em ruínas, fora os que ficaram mutilados, sem moradia e sem família. Os Aliados instauraram o Tribunal de Nuremberg para julgar os fascistas por crimes de guerra. Os nazistas responsáveis pela morte de judeus ou civis foram condenados à morte ou à prisão perpétua.
Logo após a guerra foi fundada a ONU (Organização das Nações Unidas), localizada em Nova York.
O HOLOCAUSTO
Os nazistas eram anti-semitas. Eles odiavam judeus e queriam eliminá-los para garantir a superioridade da raça ariana. Os judeus foram enviados aos campos de concentração para serem mortos, que no total somavam mais de 6 milhões. O mais famoso campo de concentração foi o de Auschwitz (localizado na Polônia). Não foram somente os judeus que foram perseguidos. Homossexuais e ciganos também sofreram perseguições e passaram fome.

O BRASIL NA GUERRA
O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistaram a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados. Sua participação foi modesta, já que não tínhamos um armamento igual ao dos americanos. Mas a participação dos pracinhas foi tão importante que ao voltarem para o Brasil foram considerados heróis.


Myspace text generator

3 comentários:

{ Márcio Tavares } at: 11 setembro, 2009 10:48 disse...

Gostei do texto!
Valeu também pela passada no meu blog.
Pode ter certeza que vou sempre dar umas bisbilhotadas por aqui, pois já deu pra perceber que dá pra tirar umas dicas ótimas.

Anônimo at: 01 outubro, 2009 16:54 disse...

os alemães
eram nazionalistas catolicos extremos
seus grandes aliados era o vaticano italia , espanha franco e hiroito japão
e o seu porto seguro
do ouro judeu
era portugal salazar
antigamente porque causa da propria biblia cristã
os alemães odiavam os judeus
se leres o novo testamento
jesus o filho do DEUS cristão
repriende
por varias vezes os judeus
e é morto pelos judeus.
jesus quando nasce
vem subrepor o velho testamento que é judeu
por isso foi morto....
O maior genocidio da humanidade
chama-se
hiroxima e nagasaki
bastou dois dias apenas
para queimarem vivas
mais pessoas que os alemães em 6 anos de guerra
aqueles que aqui defendem
são os que teem
nas mãos
mais sangue inocente...
quem conta a historias dos alemães
são os seus grandes inimigos
os mesmos que hoje contam as historias do iraque
não consigo entender é que
se o hitler queria que fossem todos arianos
(loiros de olhos azuis)
porque razão ele tinha cabelo preto
é que nem alemão era
o mais estranho
é que os aliados do hitler
eram
os paises latinos , os argentinos os japoneses e ainda hoje os paises arabes...
contem-me historias que eu gosto
e façam mais filmes
mas por favor com umas tretas
que tenham logica...

Anônimo at: 08 junho, 2014 15:39 disse...

Muito bom o texto, obrigada e parabéns!

Postar um comentário