HOMEM NA LUA

quinta-feira, 23 de julho de 2009
No dia 20 de julho comemorou-se 40º aniversário da conquista da Lua. Foi nesse dia, em 1969, que o astronauta Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a andar pelo satélite terrestre, após ter percorrido com os companheiros Buzz Aldrin e Michael Collins, a bordo da Apollo 11, os mais de 360 mil quilômetros desde a superfície terrestre. Esse vídeo mostra o laçamento da Apollo 11.



"Um pequeno passo para o homem; um gigantesco salto para a humanidade", foram as palavras ditas por Armstrong e que imediatamente marcaram a história do século 20.
Para marcar os 40 anos de sua mais famosa missão espacial, a Nasa lançou um site especial que traz a história da conquista da Lua, que para o programa norte-americano começou de forma desesperada. Após ter visto os soviéticos enviarem para o espaço o primeiro satélite (Sputnik, em 1957), o primeiro animal (a cadela Laika, no mesmo ano) e o primeiro homem (Yuri Gagarin, em 1961), conquistar a lua era essencial para garantir o posto de "superpotência"
Quando a União Soviética já projetava suas missões ao satélite, em 25 de maio de 1961, o então presidente norte-americano John Kennedy anunciou o ambicioso objetivo de "levar o homem à Lua e trazê-lo de volta com segurança antes do fim da década".
Para saber mais, visite
Outro site comemorativo é o http://wechoosethemoon.org/
É interessantíssimo porque propõe uma recriação interativa em tempo real da missão Apollo 11. Ele se divide em 11 estágios. Clicando em "Mission Tracker" você vê onde está, e no clicando no contador de tempo você vê quando o próximo estágio irá começar. Alguns "hotspots", identificados por pequenos ícones clicáveis azuis, permitem ouvir depoimentos e ver imagens e vídeos arquivados. É possível seguir os astronautas no Twitter e compartilhar o site em sua rede social preferida. Clicando em "Change View" pode-se ver a plataforma de lançamento de quatro ângulos, um de cada vez.

Visitou? Gostou? Então comente.

Myspace text generator

0 comentários:

Postar um comentário