Roteiro de estudos 6ªsérie...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008
O quê você precisa saber:


*Tudo sobre as navegações dos séculos XV e XVI;


*O que facilitou a navegação (inovações técnicas nessa época);


*O que eram especiarias e por que eram tão caras;


*O que foi a chamada "Reconquista";


*Por que o Atlântico era chamado de "mar tenebroso";


*Descobertas marítimas principais espanholas e potuguesas(data em que cada uma ocorreu);


*Por que os reis português e espanhol eram tão poderosos.


LIVRO:


pgs. 78 a 87


(Estudar também pelos resumos dados em sala: atividades da folha e do livro)


Navegações...

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Nesse capítulo estamos também estudando sobre as "grandes navegações", criadas principalmente para a busca de mercadorias em outros locais e para descobertas.Leiam o texto que segue:


De forma geral, podemos dizer que os europeus foram impelidos a empreender as Grandes Navegações por duas razões econômicas: a necessidade de expandir o comércio e de obter grandes quantidades de metais preciosos.
Entretanto, nem só de causas econômicas se faz a
história. Havia também naquelas circunstâncias uma influência de outros estímulos pessoais, espírito de aventura e fervor religioso. Na Península Ibérica, por exemplo, disseminou-se a idéia de que, uma vez expulsos os muçulmanos do território, seria preciso propagar a cristã por todas as regiões do mundo.
Reunidos esses anseios, o
Estado moderno, com sua monarquia fortalecida e unificada, surgiu como instrumento capaz de concretizá-los. Graças ao apoio da burguesia, aos impostos cobrados da população e aos empréstimos contraídos junto aos banqueiros, o rei pôde reunir o capital necessário para financiar as viagens marítimas.

(6ª séries)


Especiarias...


Para o pessoal da 6ª séries:


As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram, e ainda são, utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas.
Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima. O surgimento e crescimento da burguesia também aumentou a demanda por produtos considerados de luxo na época, como, por exemplo, as especiarias.
No século XV, os comerciantes de Gênova e Veneza, cidades italianas, tinham o monopólio destas especiarias. Compravam no Oriente, principalmente na Índia e China, e vendiam com alta porcentagem de lucro no mercado europeu. Estas especiarias eram levadas para Europa através da rota do Mar Mediterrâneo, dominada pelos comerciantes italianos.
No século XVI, os portugueses descobriram uma rota alternativa para chegar ao oriente, através da navegação pela costa africana. Passaram a comprar as especiarias diretamente na fonte e tiraram o monopólio dos italianos. As caravelas portuguesas chegavam à Europa carregadas de especiarias, que eram vendidas com alta taxa de lucro. Portugal se tornou uma potência econômica da época.