Navegações...

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Nesse capítulo estamos também estudando sobre as "grandes navegações", criadas principalmente para a busca de mercadorias em outros locais e para descobertas.Leiam o texto que segue:


De forma geral, podemos dizer que os europeus foram impelidos a empreender as Grandes Navegações por duas razões econômicas: a necessidade de expandir o comércio e de obter grandes quantidades de metais preciosos.
Entretanto, nem só de causas econômicas se faz a
história. Havia também naquelas circunstâncias uma influência de outros estímulos pessoais, espírito de aventura e fervor religioso. Na Península Ibérica, por exemplo, disseminou-se a idéia de que, uma vez expulsos os muçulmanos do território, seria preciso propagar a cristã por todas as regiões do mundo.
Reunidos esses anseios, o
Estado moderno, com sua monarquia fortalecida e unificada, surgiu como instrumento capaz de concretizá-los. Graças ao apoio da burguesia, aos impostos cobrados da população e aos empréstimos contraídos junto aos banqueiros, o rei pôde reunir o capital necessário para financiar as viagens marítimas.

(6ª séries)


0 comentários:

Postar um comentário