1- O século XVI foi marcado, também por profundas modificações relacionadas ao aspecto religioso. Sobre esses movimentos é correto afirmar que:
01) a reforma se constituiu no protesto organizado dos camponeses sob a liderança dos humanistas ateus contra o pagamento das obrigações feudais à Igreja;
02) o estopim da Reforma Luterana foi devido à venda de indulgências pelo papado, a fim de concluir a construção da Basílica de São Pedro;
04) o movimento da Reforma resultou de uma multiplicidade de fatores. O fortalecimento das monarquias, e resultante contraposição à autoridade universal do papado, constituíram um desses fatores, particularmente importante na formação da Igreja Anglicana, na Inglaterra;
08) no combate à expansão do protestantismo, o papado recebeu a colaboração dos iluministas franceses e anabatistas espanhóis, para a organização dos Tribunais da Inquisição;
16) o calvinismo recusou o livre-arbítrio e defendeu a predestinação dos “eleitos” e “condenados”, assim como legitimou todo o trabalho, desde que honesto, e a riqueza material como sinal da graça divina sobre o individuo;
32) a Contra-Reforma se constituiu num conjunto de medidas que visava à reafirmação de seus dogmas, de sua disciplina e o combate à Reforma Protestante.
2- (UEM 2013) Identifique o que for correto sobre a Reforma Protestante, ocorrida na Europa Ocidental, no século XVI.
01) Reformadores como Lutero e Calvino propuseram uma nova Igreja centrada nos ensinamentos do Velho Testamento e no abandono do Novo Testamento.
02) Uma das principais bandeiras políticas dos reformadores era a necessidade da criação de uma Igreja que não interferisse nas questões políticas das nações.
04) A invenção da imprensa e, com ela, a divulgação da Bíblia em diferentes línguas nacionais foram fatores importantes para a divulgação dos escritos dos teólogos protestantes.
08) Opondo-se às concepções religiosas da Igreja Católica Romana, muitos capitalistas encontraram, na ética protestante, justificativas mais apropriadas para legitimar seus lucros.
16) Adeptos do anglicanismo, do luteranismo e do calvinismo contestavam o poder universal da Igreja Católica Romana.
3- Sobre a Reforma Protestante e a Contrarreforma, ocorridas na Era Moderna, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) A Contrarreforma reanimou a fé católica e a conciliou com as práticas comerciais e a agiotagem desenvolvidas pela classe burguesa, valorizando a acumulação de bens.
02) A instrumentalização política da Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica concorreram decisivamente para as guerras religiosas dos séculos XVI e XVII.
04) A crise moral vivida pela Igreja Católica e os interesses políticos dos príncipes alemães foram fatores que concorreram para a Reforma Protestante.
08) Os conflitos religiosos na Europa e o expansionismo colonialista concorreram para a expansão do cristianismo em termos mundiais.
16) O calvinismo refletiu a convergência entre sociedade comercial ascendente e fé cristã.
4- “Os Filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e este brado se propagou de uma extremidade a outra do mundo. Com uma das mãos, tentaram abalar o Trono; com a outra, quiseram derrubar os Altares. Sua finalidade era modificar nas consciências as instituições civis e religiosas e, por assim dizer, a revolução se processou [...].” (AQUINO,2006. p. 173-174).
Com base na leitura do texto e nos conhecimentos sobre o Iluminismo, pode-se afirmar que o pensamento filosófico contido no movimento referido apresentava como princípios básicos, dentre outros, os seguintes:
01) O deísmo, ou seja, a crença na presença de Deus na natureza e no homem.
02) A crítica à conduta da Igreja Católica, como caminho para a construção de uma sociedade livre e igualitária.
04) O modelo herdado da civilização persa, como referencial a ser seguido, de acordo com a orientação contida nas “Cartas Persas”.
08) O uso da razão e a liberdade de pensamento, como bandeiras para a derrubada da monarquia absolutista, segundo preconizavam os filósofos.
16) O exercício do poder de forma despótica e generalizada, como recurso indispensável à manutenção da ordem, do progresso e da sociedade aristocrática.
5- Só a vontade geral pode dirigir as forças do Estado de acordo com a finalidade de sua instituição, que é o bem comum, porque, se a oposição dos interesses particulares tornou necessário o estabelecimento das sociedades, foi o acordo desses mesmos interesses que o possibilitou. O que existe de comum nesses vários interesses forma o liame social e, se não houvesse um ponto em que todos os interesses concordassem, nenhuma sociedade poderia existir. Ora, somente com base nesse interesse comum é que a sociedade deve ser governada.
(ROUSSEAU, p. 43)
A análise do texto e os conhecimentos sobre os fundamentos teóricos do Iluminismo permitem afirmar:
01) Parte do pensamento político defendido pelo Iluminismo fundamenta-se no princípio de que a relação entre os interesses individuais e os coletivos deve-se orientar para a preservação do bem comum.
02) O Estado organizado existe para garantir os direitos daqueles que controlam a maioria dos bens de raiz, dos bens adquiridos, das propriedades de terra e dos meios de produção.
04) Os laços que garantem o equilíbrio da sociedade devem estar necessariamente articulados à concordância de todos os seus membros e essa concordância permite que a justiça seja exercida igualmente para todos.
08) Os princípios filosóficos, políticos e econômicos que caracterizaram o Iluminismo foram elaborados, defendidos e aplicados por representantes da burguesia europeia, desejosa de se libertar das barreiras impostas pelo absolutismo e pelo mercantilismo.
16) O autor do texto participou, juntamente com Voltaire e D'Alembert, da elaboração da Enciclopédia, obra que pretendia reunir e sistematizar os principais conhecimentos da época, nos campos filosófico e científico.
6- O processo de secularização que caracteriza a modernidade a partir do Renascimento tem, na filosofia dos iluministas franceses, uma das principais fontes de crítica à teocracia e à monarquia absoluta, atingindo, dessa maneira, os fundamentos ideológicos das sociedades organizadas por estamentos. Assinale o que for correto.
01) O iluminismo foi uma corrente filosófica exclusivamente francesa que não encontrou aceitação alguma em outros países, tais como Inglaterra e Alemanha.
02) O iluminismo irá configurar o novo ideário sociopolítico da burguesia, classe emergente a partir da modernidade.
04) Os enciclopedistas franceses, entre eles Diderot e d’Alembert, defenderam os princípios da filosofia iluminista.
08) Voltaire não concordou com o caráter anticlerical do iluminismo francês, retornando às antigas concepções teocráticas da sociedade estamental do feudalismo.
16) Os princípios iluministas preconizavam que, pelo uso da razão, o homem poderia alcançar a emancipação, tornando-se livre de qualquer tutela, seja política, econômica ou moral.
7- "Entre os iluministas, a ideia de Revolução já está presente em Voltaire e Rousseau, por exemplo. No entanto, era inerente ao pensamento iluminista, ao admitir mudanças importantes e necessárias, supor também que tudo se faria racionalmente, sem violência. Foi em meio a essa atmosfera de expectativas e esperanças de mudanças pacíficas que se reuniram os Estados Gerais de 1789. Seria difícil aos próprios revolucionários atingir a consciência de que o choque de duas legitimidades - a tradicional (a monarquia de direito divino, absolutista) e a moderna (racional, contratualista e representativa) - dificilmente poderia furtar-se à marca da violência, ..." (FALCON, p. 87-8)
Segundo o texto anterior, o Iluminismo:
01) desaprova as rupturas violentas, numa defesa à continuidade, como se observa na afirmação: "Entre os iluministas, a de Revolução já está presente em Voltaire e Rousseau..."
02) representa a expressão ideológica da crise do Antigo Regime e um dos antecedentes da Revolução Francesa, como indica o fragmento: "Foi em meio a essa atmosfera de expectativas e esperanças de mudanças pacíficas que se reuniram os Estados Gerais de 1789."
04) revela um otimismo racionalista, que acredita na felicidade e no progresso do ser humano, como se deduz do trecho: "... supor também que tudo se faria racionalmente, sem violência."
08) propõe a preservação da estrutura política do Antigo Regime, como ordem legal e legítima, conforme destaca o trecho: "... - a tradicional (a monarquia de direito divino, absolutista)..."
16) critica o racionalismo e o caráter violento das revoluções burguesas, notadamente a Revolução Francesa, como mostra o trecho: "... - dificilmente poderia furtar-se à marca da violência, ..."
8- No século XVIII, a filosofia das Luzes - o Iluminismo - constituiu um momento decisivo na história das ideias. Assinale o que for correto considerando esse tema
01) O movimento das Luzes teve seu maior esplendor na França, que constituía a maior potência da Europa ocidental, seja pelo número de habitantes, seja pelos recursos econômicos.
02) A despeito da concepção positiva da natureza humana e, portanto, da crença da perfectibilidade do homem, os pensadores iluministas recusaram qualquer engajamento na vida pública, negando a validade das reflexões políticas.
04) As Luzes encontraram suas raízes no progresso realizado no campo científico, ao longo do século XVII, através das contribuições de Galileu e Pascal, entre outros.
08) Como princípio-chave, a filosofia iluminista almejava fazer progredir o espírito crítico através de uma reflexão livre: a razão tornou-se o imperativo supremo.
16) O século das Luzes pôde atingir tamanho desenvolvimento na medida em que contou com a mais ampla liberdade de expressão e de imprensa, à qual o Estado não impunha censuras.
9 – Sobre o Iluminismo é correto afirmar que:
01) suas ideias se caracterizaram pela rejeição às tradições e pela procura de uma explicação racional para todas as coisas;
02) foi fruto do desenvolvimento da burguesia, que queria maiores poderes para si, enquanto classe social;
04) Rosseau, um dos principais filósofos iluministas franceses, em O Contrato Social, defendia a liberdade e a igualdade entre os homens;
08) Montesquieu, com O espírito das Leis, e Voltaire, com Cartas Inglesas representaram o pensamento que defendiam uma monarquia liberal;
16) O “Despotismo Esclarecido” representou a reação militar do poder monárquico aos pensamentos iluministas, gerando uma reação violenta por parte dos iluministas e a decapitação de vários de seus filósofos;
32) Adam Smith, na obra A Riqueza das Nações, representou a reação ideológica do rei da Inglaterra aos princípios iluministas dos filósofos ingleses.
10 – O “Ato de Navegação” de 1651 teve importância e consequência consideráveis na história da Inglaterra por que:
A) favoreceu a Holanda, que obtinha grandes lucros com o comércio inglês;
B) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador;
C) Contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa no mundo;
D) Considerava o trabalho como verdadeira fonte de riqueza nacional;
E) Abolia todas as práticas protecionistas.
11- Na década de 1640, na Inglaterra, eclode a primeira grande revolução moderna contra o Antigo Regime, que ficou conhecida como Revolução Puritana ou Revolução Burguesa. Sobre esse movimento, assinale o que for correto.
01) A Revolução Puritana teve como líder máximo Oliver Cromwell, que governou a Inglaterra como Lorde Protetor, durante o período republicano.
02) Um dos desfechos da Revolução foi a execução do rei Carlos I, da dinastia dos Stuart, que foi acusado de despotismo.
04) O Ato de Navegação, decretado por Oliver Cromwell na década de 1650, foi uma das principais realizações da Revolução, que estimulou a navegação, o comércio e a exploração colonial por parte dos ingleses.
08) No campo religioso, a Revolução aboliu o protestantismo e reimplantou a religião católica como credo oficial dos ingleses. Com isso, a Igreja Oficial da Inglaterra voltou a se subordinar ao Papa como líder universal do cristianismo.
16) Esse movimento revolucionário preparou o caminho para a eclosão da Revolução Industrial inglesa no século XVIII, ao estimular o processo de cercamento legal das terras comunais e ao acelerar o processo de proletarização dos antigos camponeses independentes, transformando-os em trabalhadores assalariados para a manufatura e a indústria.
12- Sobre a Revolução Gloriosa de 1688/1689, pode‐se afirmar que ela
01) representou a vitória de setores reacionários no espectro político inglês e o retorno à descentralização política típica do mundo medieval.
02) significou, após a afirmação temporária de governos protestantes, um retorno à tradição britânica de governos católicos.
04) foi o momento no qual a liberdade individual e a igualdade jurídica triunfaram na Inglaterra.
08) representou uma derrota da teoria do direito divino e o triunfo da teoria do contrato entre o soberano e o povo.
16) representou a vitória da teoria da separação dos três poderes e de um estado democrático baseado no sufrágio.
13- A Revolução Puritana (1640) e a Revolução Gloriosa (1688) transformaram a Inglaterra do século XVII. Sobre o conjunto de suas realizações, pode-se dizer que
01) determinaram o declínio da hegemonia inglesa no comércio marítimo, pois os conflitos internos provocaram forte redução da produção e exportação de manufaturados.
02) resultaram na vitória política dos projetos populares e radicais dos escavadores e dos niveladores, que defendiam o fim da monarquia e dos privilégios dos nobres.
04) envolveram conflitos religiosos que, juntamente com as disputas políticas e sociais, desembocaram em violentas disputas posteriormente pacificadas com a instituição da liberdade de culto para os protestantes.
08) geraram um Estado monárquico em que o poder real devia se submeter aos limites estabelecidos pela legislação e respeitar as decisões tomadas pelo Parlamento.
16) precederam as revoluções sociais que, nos dois séculos seguintes, abalaram França, Portugal e as colônias na América, provocando a ascensão política do proletariado industrial.
14- Em 1688-1689, a sociedade inglesa vivenciou o episódio então denominado de Revolução Gloriosa. Entre suas características, destaca-se a promulgação do Bill of Rights. Sobre a importância e os significados do Bill of Rights, assinale o que for correto.
01) Houve o fortalecimento das atribuições do Parlamento frente ao poder decisório do monarca, instaurando um conjunto de leis que regulavam, inclusive, a atuação do soberano.
02) Houve a deposição de Guilherme III, sob a acusação de ter elevado impostos sem o consentimento prévio do Parlamento, como era previsto pelo "Bill of Rights".
04) Instituiu-se a tolerância religiosa, estabelecendo severas punições para qualquer tipo de discriminação ou perseguição, em especial com relação aos que professassem a religião católica.
08) Houve a ascensão política da burguesia comercial e agrária, fortalecendo a Câmara dos Comuns.
16) Instituiu-se o direito de propriedade, a liberdade de comércio e o habeas corpus.
15- "O século XVII é decisivo na história da Inglaterra. Toda a Europa enfrentava uma crise em meados do século XVII e ela se expressava por meio de uma série de conflitos, revoltas e guerras civis."
(Hill, Christopher, "O eleito de Deus. Oliver Cromwel e a Revolução Inglesa", p. 13.)
A esse respeito é correto afirmar:
01) Durante o século XVII, a Inglaterra foi a única região que passou ao largo das turbulências político-sociais que sacudiram as monarquias europeias.
02) A Declaração de Direitos (Bill of Rights), elaborada em 1689, estabeleceu a monarquia absolutista na Inglaterra, condição fundamental para o poderio britânico que se verificaria nos séculos XVIII e XIX.
04) A chamada Revolução Gloriosa de 1688 consolidou a emergência dos grupos radicais, denominados niveladores e cavadores, em detrimento do poder da aristocracia senhorial inglesa.
08) O resultado final da Revolução Inglesa foi a adoção de um pacto político e religioso entre a burguesia e a nobreza proprietária de terras, que garantiu o reconhecimento da supremacia papal sobre os assuntos religiosos da monarquia.
16) Após a chamada Revolução Puritana, que resultou na execução do rei Carlos I, e da Revolução Gloriosa, que levou à deposição de Jaime II, a monarquia teve seu poder limitado, tendo que cumprir as leis votadas pelo Parlamento.
16- Leia o fragmento a seguir: "O século XVII é decisivo na história da Inglaterra. Os problemas desse país não lhe são privativos. Toda a Europa enfrentava uma série de conflitos, revoltas e guerras civil. (...) Contudo, apenas na Inglaterra ocorreu uma ruptura decisiva no século XVII."
(HILL, C. "O Eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa". ).
Essa ruptura ficou conhecida como Revolução Inglesa, um processo que se estendeu de 1640 a 1660.
A respeito desse processo, é INCORRETO afirmar que:
A) foi decisivo na derrocada do absolutismo na Inglaterra.
B) consolidou um mercado nacional, com um governo que priorizava as questões comerciais.
C) privilegiou os interesses dos setores agrários e da Igreja Católica, que passaram a ser financiados pelo governo.
D) as decisões tomadas durante esse processo garantiram que a Inglaterra fosse governada por uma assembléia representativa.
E) foi marcado por manifestações no campo contra as mudanças no regime de propriedade da terra, com destaque para grupos como os diggers e levellers .
17- (PUC – Rio) Em 1688-1689, a sociedade inglesa vivenciou o episódio então denominado de Revolução Gloriosa. Entre suas características, destaca-se a promulgação do "Bill of Rights", uma espécie de declaração de direitos que passava a regulamentar os poderes do monarca e do Parlamento. Sobre a importância e os significados do "Bill of Rights", assinale a afirmativa CORRETA.
A) Houve o fortalecimento das atribuições do Parlamento frente ao poder decisório do monarca, instaurando um conjunto de leis que regulavam, inclusive, a atuação do soberano.
B) Houve a deposição de Guilherme III, sob a acusação de ter elevado impostos sem o consentimento prévio do Parlamento, como era previsto pelo "Bill of Rights".
C) Instituiu-se a tolerância religiosa, estabelecendo severas punições para qualquer tipo de discriminação ou perseguição, em especial com relação aos que professassem a religião católica.
D) Houve a ascensão política da burguesia comercial, destituindo progressivamente dos cargos ministeriais os representantes dos "landlords" e demais grupos aristocráticos.
E) Instituiu-se o direito de propriedade e, de forma complementar, promulgaram-se leis que garantiram a defesa do trabalho livre e dos pequenos proprietários frente a ameaças tais como a servidão por dívidas.
Gabarito
1- 02 04 16 32
2- 04 08 16
3- 02 04 08 16
4- 01 02 08
5- 01 02 04 08 16
6- 02 04 16
7- 02 04
8- 01 04 08
9- 01 02 04 08
10- C
11- 01 02 04 16
12- 04 08
13- 04 08
14- 01 08 16
15- 16
16- C
17- A
Questões sobre Reforma Religiosa/ Iluminismo/ Revolução Inglesa
terça-feira, 19 de agosto de 2014
Postado por
Elaine Pavani
1 comentários
Marcadores:
3º EM,
Iluminismo,
questões,
Reforma Protestante,
Revolução Inglesa
Roteiro de Estudos - Feudalismo
segunda-feira, 28 de julho de 2014
- Caracterizar o processo de formação do feudalismo na Europa Ocidental: elementos romanos e germânicos.
- Explicar as relações de suserania e vassalagem.
- Caracterizar o feudalismo: economia, política, religião, cultura
- Identificar a sociedade feudal e destacar as funções de cada grupo social.
- Destacar o poder da Igreja no período medieval.
- Citar os impostos pagos pelos servos.
Roteiro de Estudos - Reino Franco e Império Carolíngio
- Explicar a formação do Reino Franco – povos bárbaros: Dinastia Merovíngia
- Explicar a aliança do Reino Franco com a Igreja Católica.
- Citar a importância do majordomus “prefeito do palácio” na administração dos Reis Indolentes.
- Identificar Carlos Martel como um importante majordomus: qual seu principal feito?
- Caracterizar o reinado de Carlos Magno.
- Identificar o processo de descentralização do poder no Império Carolíngio (condados, ducados, marcas).
- Explicar o Tratado de Verdun e o fim do Império Carolíngio.
Roteiro de Estudos - Independência da América Espanhola
domingo, 27 de julho de 2014
- Descrever a América colonial espanhola em meados século XVIII
- Diferenciar criollos de chapetones
- Explicar o impacto das Guerras napoleônicas na América espanhola
- Descrever a Revolução Haitiana e suas particularidades
- Identificar a importância de líderes da independência como Morellos, Hidalgo, Simon Bolívar e San Martim
- Explicar o interesse da Inglaterra em apoiar os movimentos separatistas na América
Roteiro de Estudos - Independência dos Estados Unidos
- Explicar a Guerra dos Sete Anos
- Relacionar a Guerra dos Sete Anos com o processo de independência
- Citar as leis impostas aos colonos pela metrópole
- Explicar a reação dos colonos diante do controle imposto pela metrópole (boicotes, Festa do Chá de Boston)
- Citar os Congressos realizados na Filadélfia
- Descrever o desenrolar e o desfecho da Guerra de Independência
- Citar as principais determinações da Constituição norte-americana
- Relacionar o processo de independência das Treze colônias com o iluminismo
Roteiro de Estudos - Os árabes e o islamismo
ü
Caracterizar a Arábia pré-islâmica.
ü
Identificar os preceitos da religião criada por
Maomé.
ü
Identificar as causas dos conflitos entre os
coraixitas de Meca e Maomé.
ü
Explicar a Hégira.
ü
Avaliar os conflitos em torno da sucessão do
profeta
ü
Caracterizar sunitas e xiitas.
ü
Identificar as etapas da expansão islâmica
Roteiro de Estudos - Império Bizantino
ü
Identificar as causas da sobrevivência do
Império Romano no Oriente.
ü
Caracterizar o governo de Justiniano e suas realizações.
ü
Citar a importância do Corpus Juris Civilis e as
partes do código.
ü
Explicar o Cisma do Oriente ocorrido em 1054