SÃO PAULO: 458 ANOS DE HISTÓRIA

terça-feira, 24 de janeiro de 2012
"Ê ê ê ê São Paulo, ê São Paulo. São Paulo da garoa. São Paulo terra boa..." Sampa surpreende sempre. Tudo lá é intenso. A circulação de dinheiro e mercadorias, a produção cultural, o ritmo de trabalho, os serviços, o consumo. Surpreende também pelos problemas: a pobreza, as drogas, os alagamentos, a poluição, o trânsito. A simples e pobre vila seguiu seu curso e foi edificada por homens e mulheres que, ao longo dos séculos lutaram para construir uma história. História de sucesso ou de fracasso, não importa. No aniversário de São Paulo, haverá comemorações em todos os cantos da cidade: exposições, shows e outras manifestações culturais tipicamente paulistanas. A cidade que nunca para vai comemorar a data em grande estilo.
Para homenagear a maior cidade do Brasil, quero compartilhar um texto do professor Ricardo Barros Sayeg, professor de História do Colégio Paulista e Diretor de Escola da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

"Nesse próximo 25 de janeiro, São Paulo completará 458 anos de uma rica história. Vamos conhecer um pouco mais da trajetória dessa que é uma das mais importantes cidades do mundo?
Nos idos de 1553, os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega subiram a Serra do Mar em busca de um local seguro para catequizar os índios e dar início a uma nova comunidade. Ao atingirem o planalto de Piratininga, travaram contato com uma região que, de acordo com eles, muito se assemelhava à Espanha: “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas.” No ano seguinte construíram um colégio numa pequena colina próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú. 
Em 25 de janeiro de 1554, foi celebrada uma missa que marcaria o nascimento do povoado de Piratininga, que demorou 157 anos para se tornar a cidade de São Paulo. No século XVII, a cidade se tornou o polo irradiador do movimento bandeirante, expedições que cortavam o interior do país em busca de riquezas: ouro, pedras preciosas, índios a fim de escravizá-los e negros fugitivos.
Em 1815, a cidade teria se tornado capital da província de São Paulo. Somente 12 anos depois a cidade ganharia sua primeira faculdade: a de Direito, no Largo de São Francisco. A cidade então se transformou em um importante centro político e intelectual do país. 
Ela só se tornaria um respeitável centro econômico com a expansão da cafeicultura na segunda metade do século XIX, atraindo milhares de imigrantes de boa parte do mundo. Outro fato que marcou a história da cidade foi a Revolução Constitucionalista de 1932, que estourou em 9 de julho daquele ano. Os combatentes lutaram duraram três semanas e São Paulo foi derrotada. Em contrapartida, o governo foi obrigado a promulgar uma nova constituição dois anos depois. 
Em 1934, foi criada a Universidade de São Paulo, contando com importantes intelectuais, principalmente vindos da França como Claude Lévi Strauss.
Na década de 1940, a indústria se tornou a principal atividade econômica da cidade e São Paulo ganhou importantes intervenções urbanísticas, principalmente no setor viário. As indústrias trouxeram mão de obra de todas as partes do país.
A década de 1970 viu uma certa decadência do setor industrial e o aumento da importância do setor de serviços. As indústrias que antes ocupavam a cidade se transferiram para as cidades próximas, principalmente para o chamado ABCD.


Hoje, São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, recebendo gente de todos os lugares. É um importante centro financeiro e cultural do Brasil. Por isso temos muito a comemorar nesses 458 anos!"


Myspace Glowing text