Questões para estudo - Era Napoleônica e Revolução Americana (EUA)

quarta-feira, 7 de setembro de 2011
1- Sobre o Império Napoleônico, assinale o que for correto.

01) O poder de Napoleão, gradativamente, tornou-se absoluto, legalizado pela Constituição de 1804 e sagrado pelo papado.
02) Com a derrota de Napoleão, a França implantou definitivamente a República.
04) Obras públicas, como canais, estradas, portos, atividades industriais e agrícolas, foram impulsionadas, possibilitando o fortalecimento da economia.
08) Agressivo na política externa, Napoleão suprimia as liberdades individuais e políticas, censurava a imprensa e interferia no ensino superior, buscando um controle total sobre a sociedade civil.
16) No período, surgiu uma nova corte e a antiga nobreza foi restaurada.
(             )

2- Sobre o Império Napoleônico, assinale o que for correto.
01) Napoleão decretou o Bloqueio Continental contra a Inglaterra com o claro objetivo de prejudicar sua economia.
02) Após a batalha de Leipzig, Napoleão consolidou seu poderio sobre toda a Europa.
04) Napoleão, ao decretar o Bloqueio Continental, planejava derrotar a Rússia, posto que a vastidão territorial do país impossibilitava sua invasão.
08) Portugal não aderiu ao Bloqueio Continental devido às fortes pressões da Inglaterra, dando pretexto para a ofensiva francesa no país.
16) O Bloqueio Continental, entre outras coisas, pretendia garantir a exclusividade dos produtos franceses nos mercados da Europa.
(             )

3- Após a derrota de Napoleão em Leipzig, os representantes dos países vitoriosos (Inglaterra, Prússia, Áustria e Rússia) organizaram um congresso – o Congresso de Viena (1815) – com o objetivo de desfazer os efeitos das campanhas napoleônicas.
Sobre este tema, assinale o que for correto.
01) Arbitradas por um novo compromisso, em nome da religião denominada Santa Aliança, as decisões do Congresso de Viena foram aceitas de maneira pacífica.
02) O período que se seguiu ao Congresso de Viena foi marcado pela emergência de governos democráticos na Europa e nas Américas.
04) As decisões foram resultado de acordos secretos entre as quatro potências vencedoras, que constituíram o Comitê dos Quatro.
08) O Congresso de Viena estabeleceu o princípio da legitimidade, que pressupunha a recomposição dos países e a restauração dos governos europeus, nos mesmos moldes de antes da Revolução Francesa.
16) Um dos produtos imediatos do Congresso de Viena foi a Unificação dos Estados Alemães, antes um conjunto dividido e fraco em relação às potências europeias.
(             )

4- O mapa adiante ilustra o comércio triangular realizado pelos habitantes das colônias do norte dos Estados Unidos, durante o período de colonização da América. Observando o mapa, descreva esse comércio.


5- "Nas leis da Nova Inglaterra encontramos o germe e o desenvolvimento da independência local. Na América pode-se dizer que o município foi organizado antes da comarca, a comarca antes do estado e o estado antes da União." (Alexis de Tocqueville)
Diferencie a colonização das colônias do Norte da Treze Colônias, das colônias do sul.

6- Relacione a Guerra dos Sete Anos (1767-1773), entre Inglaterra e França com a independência dos Estados Unidos.

7- "O puritanismo era uma teoria política quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita, o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade".
Esta passagem de A democracia na América, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:
a) malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.
b) malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canadá.
c) bem sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos.
d) bem sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra.
e) bem sucedida dos puritanos ingleses, responsáveis pela criação de todas as colônias inglesas na América.


8- No século XVIII, nas tensões entre Inglaterra e França, ocupou um lugar privilegiado a questão dos domínios coloniais, o que se pode verificar pela Guerra dos Sete Anos (1756 - 1763), durante a qual:
a) se consolida o poder britânico sobre a América do Norte com a vitória, em Quebec, sobre os franceses e pela ampliação da fronteira oeste com a conquista do México.
b) os dois estados lutam pelo domínio da América do Norte e onde os franceses são derrotados, perdendo parte do Canadá, especialmente Quebec, que, entretanto, mantém a cultura e a língua francesa.
c) os dois estados disputam suas possessões na América e na Índia, luta que termina com o Tratado de Paris (1763), que concedia à Inglaterra a posse da Índia, Canadá, Senegal, parte da Louisiana e das Antilhas.
d) a Inglaterra incorpora a Escócia e transforma-se em Grã-Bretanha, consolidando também seu domínio sobre a Irlanda, enquanto a França entra num processo agudo de crise econômica que acentua a decadência da sociedade do Antigo Regime.

9- Sobre a Independência dos Estados Unidos, assinale o que for correto.
01) A revolta dos colonos ingleses na América do Norte resultou de um longo processo de amadurecimento, decorrente em grande parte da dinâmica das "colônias de povoamento".
02) As Colônias do Sul, dominadas pelos grandes proprietários ligados ao sistema de "plantations", encabeçaram as lutas independentistas.
04) O desenvolvimento de centros voltados para o comércio entre algumas colônias inglesas, as Antilhas e a África possibilitou o surgimento de uma burguesia mercantil de forte espírito autonomista.
08) As medidas fiscais (Lei do Selo, Leis Intoleráveis, etc.) impostas pela metrópole não tiveram repercussão nas chamadas Colônias do Norte.
16) No século XVIII, movida por fatores conjunturais, a Inglaterra decidiu aplicar de fato os princípios mercantilistas às treze colônias, encontrando forte oposição em quase todas.
(             )

10- Sobre a colonização europeia da América do Norte, no início da época moderna, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) De acordo com os termos do Tratado de Tordesilhas, firmado entre Espanha e Portugal, no final do século XV, a totalidade do território da América do Norte pertenceria à Espanha.
02) A colonização inglesa da América do Norte processou-se, de forma duradoura e definitiva, nas primeiras décadas do século XVII.
04) Ao norte, nas treze colônias, predominou uma economia baseada no trabalho livre e na pequena propriedade.
08) Após vencer os conflitos com a Espanha pela posse dos territórios, a Inglaterra manteve absoluto controle sobre a totalidade da América do Norte.
16) Nos primeiros tempos da colonização inglesa, a fim de viajar com sua família da Inglaterra para as colônias americanas, camponeses ingleses comprometiam-se a trabalhar por um determinado tempo para pagar os gastos de transporte.
(             )

11- A independência dos Estados Unidos, além de estimular o sentimento de libertação em outros países da América, acentua a crise do Antigo Regime na Europa, transformando o “século da luzes”, com suas ideias e teorias, em vários movimentos revolucionários. À independência dos Estados Unidos seguiriam a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. O que era teoria transforma-se em prática, e o processo histórico confirma e impulsiona as ideias. Assinale o que for correto.
01) A Declaração de Independência dos Estados Unidos foi inspirada nas ideias liberais do filósofo John Locke e dos iluministas franceses.
02) Consta na Declaração de Independência dos Estados Unidos o princípio de que o poder legítimo deriva do consentimento dos governados e que, sempre que uma forma de governo for contrária a esse princípio, o povo tem o direito de mudá-la ou de suprimi-la; e esse é um princípio da filosofia política liberal.
04) A Constituição dos Estados Unidos (1787) fundamenta-se na separação dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, como preconizado por Montesquieu no Espírito das Leis.
08) As ideias liberais de Thomas Hobbes alimentam o espírito capitalista do empresariado estadunidense.
16) Na obra o Contrato Social, Rousseau preconiza uma aliança entre a burguesia e o proletariado, defendendo as ideias iluministas e socialistas.
(              )



Gabarito
1- 01 04 08 16
2- 01 08 16
3- 04 08
7- d
8- c
9- 01 04 16
10- 01 02 04 16
11- 01 02 04


Myspace Glowing text