Volta às aulas...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Desejo a todos os alunos e professores um ano letivo de muito sucesso e muitas conquistas! Certamente conseguiremos nossos objetivos com perseverança, determinação e organização. Esse texto traz algumas dicas para colocarmos em prática em 2011.

Dicas de estudo

O jovem que deseja preparar o seu futuro tem que dedicar tempo aos estudos. É desejável dedicar-se ao estudo individual por 10 horas semanais, no mínimo e com regularidade de horários. É comprovado que alunos com hábitos regulares de estudo apresentam desempenho muito superior aos colegas de capacidade intelectual semelhante mas com rotina desorganizada em relação aos estudos.
Assim, o estudante que obedece aos horários de estudo aprende a disciplinar-se, não é escravo de caprichos ocasionais e não cede facilmente aos “convites” pouco ou nada importantes. Uma pessoa metódica poupa tempo e energia e certamente colherá os frutos dessa regularidade.
Há sempre jovens pouco estudiosos e desorganizados que gostam de criticar os colegas mais determinados como se estudar fosse feio ou perda de tempo. Vale lembrar que os projetos pessoais precisam ser respeitados e que os objetivos traçados só serão atingidos com perseverança e determinação. Perder tempo é ter que contar com a sorte ou esperar que outras pessoas resolvam os SEUS problemas.
Então, aponto algumas dicas para você ter sucesso neste ano letivo:
• Descubra motivos de interesse no trabalho escolar.
• Seja autoconfiante. Valorize suas capacidades, não as suas limitações.
• Peça ajuda. Aceite conselho dos professores, dos coordenadores, dos familiares.
• Não se deixe vencer nos momentos de desânimo. Seja persistente.
• Tente compreender antes de decorar.
• Faça revisões periódicas.
• Relacione as matérias novas com os conhecimentos já adquiridos.
• Seja assíduo e pontual. Leve sempre o material completo das disciplinas.
• Escute o professor com atenção e faça anotações para rever depois.
• Participe dos debates feitos em sala de aula. Faça perguntas oportunas e bem elaboradas.
• Mantenha uma relação cordial com os professores.

Como estudar História
1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.
2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.
3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.
4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico
5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.

“Nós podemos mais do que imaginamos”


Myspace Glowing text