Governos Fernando Henrique e Lula

terça-feira, 29 de junho de 2010
Aulinha para estudar para o vestibular.



Myspace Glowing text

Roteiro de Estudos - 7ª SÉRIE

quarta-feira, 23 de junho de 2010
O que eu preciso saber sobre Napoleão Bonaparte e o Congresso de Viena?
  • Explicar a trajetória política de Napoleão como líder da França.
  • Citar as principais realizações de Bonaparte ao assumir o poder.
  • Explicar o que foi o Código Civil e qual sua importância na França pós-revolucionária
  • Explicar o Bloqueio Continental e suas consequências
  • Relatar como foi a campanha de Napoleão na Rússia
  • Explicar o que foi o governo dos Cem Dias
  • Comentar como foi a derrota de Napoleão e o final de seu governo.
  • Citar os países que participaram do Congresso de Viena
  • Explicar os objetivos do Congresso do Congresso de Viena
  • Explicar o princípio da "não intervenção"
Lembre-se de estudar também a Revolução Industrial: artesanato e manufatura, a situação dos trabalhadores da Inglaterra no início da Revolução Industrial, as principais invenções do período.

Myspace Glowing text

Vídeos - Presidente Fernando Collor de Mello

segunda-feira, 14 de junho de 2010
Postei aqui alguns vídeos referentes ao presidente Fernando Collor de Mello, eleito com cerca de 35 milhões de votos e afastado do poder após sérias denúncias de corrupção. Para não se submeter ao impeachment, Collor renunciou ao cargo que foi ocupado pelo então vice presidente Itamar Franco.









Assista e comente!

Myspace Glowing text

Questões para estudo - Primeira Guerra Mundial

terça-feira, 8 de junho de 2010
1- Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de "Mundial" e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entente.


2- No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranquilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.


3- Em 1919, Wílson (Estados Unidos), Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (França) definiram a Paz de Versalhes, em que
a) a Alemanha foi considerada culpada pela Guerra e submetida a indenizações e retaliações territoriais, semeando o descontentamento e o revanchismo.
b) os bolcheviques, liderados por Lenin, tiveram apoio inglês para assumir o governo russo, estabelecendo o primeiro Estado socialista.
c) os russos brancos estabeleceram uma aliança com a Alemanha e conduziram a Rússia à Guerra Civil
d) a Itália, sob a liderança de Mussolini pode organizar financiada pela França, a marcha sobre Roma
e) estabeleceu a nazificação alemã que se fundamentou no armamentismo e na busca do "espaço vital", ou seja, na geopolítica da conquista territorial.

4- Explique o contexto da PAZ ARMADA.


5- "Nos anos iniciais do século XX, reinava um clima de tensão e grande rivalidade na Europa. As ambições imperialistas associadas ao nacionalismo exaltado fomentavam todo um clima internacional de tensões e agressividade. Sabia-se que a guerra entre as grandes potências poderia explodir a qualquer momento". (COTRIM, p. 337-8)
As informações do texto, associadas aos conhecimentos sobre a expansão do capitalismo e a Primeira Guerra Mundial, permitem afirmar:
(01) As ambições imperialistas citadas no texto caracterizavam a política externa de nações que tinham alcançado plena industrialização e cuja produção extrapolava a capacidade de consumo de suas próprias populações.
(02) O pan-eslavismo, o pangermanismo e o revanchismo francês constituíam-se movimentos nacionalistas responsáveis, entre outros fatores, pela instalação das tensões e agressividades referidas no texto
(04) A adoção de uma política de alianças, no período anterior à Primeira Guerra Mundial, decorreu da necessidade de conter o avanço de interesses capitalistas norte-americanos no mercado europeu.
(08) O período histórico a que o texto se refere é também denominado de "paz armada", por ter registrado o avanço da produção de armamentos pesados e o crescimento dos efetivos militares.
(16) O continente africano também foi envolvido pelas ambições imperialistas, registrando-se o choque de interesses franceses, ingleses e alemães, na disputa pela posse de terras desse continente.
(32) As exportações de produtos manufaturados brasileiros foram prejudicadas durante a Primeira Guerra Mundial, visto terem sido privadas do mercado consumidor, representado pelos países beligerantes.
Soma (         )


6- Considerando-se as relações internacionais presentes na conjuntura pré 1ª Grande Guerra, podemos afirmar que:
I-     As rivalidades anglo-germânicas foram agravadas pela construção da Estrada de Ferro Berlim-Bagdá.
II-   As pretensões da Rússia de dominar os Estreitos de Bósforo e Dardanelos aumentaram os seus conflitos com o Império Turco.
III-  As desavenças entre a Sérvia e o Império Austro-Húngaro estavam diretamente ligadas à disputa pela anexação da Bósnia-Herzegovina pela Inglaterra.
IV- A morte do futuro Imperador Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em Sarajevo, na Bósnia, precipitou o início da Guerra.
V-  A união da Inglaterra, França e Japão para formar a Tríplice Entente foi uma maneira de neutralizar a Tríplice Aliança, que unia Alemanha, Rússia e Itália.

Estão corretas somente as afirmativas:
a) somente I, II e III.
b) somente I, II e IV.
c) somente I, III e V.
d) somente II, III e IV.
e) somente III, IV e V.

7- Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:
a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha.
b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.
c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, o nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.
d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegovina.
e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e as questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria.

8- Os Estados Unidos emergiram como grande potência econômica mundial após a Primeira Guerra Mundial porque:
a) apoiou a Alemanha, com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra.
b) liderou a criação da ONU (Organização das Nações Unidas).
c) fortaleceu sua economia ao fornecer equipamentos e suprimentos à Entente, enquanto as potências européias tiveram suas economias arrasadas após o conflito.
d) apresentou as propostas do Tratado de Versalhes, para enfraquecer a Alemanha, a grande potência industrial do início do século.
e) se manteve afastado do conflito direto com as potências européias, concentrando seus esforços no desenvolvimento interno.

9- Considere as proposições corretas.
I- Ente as propostas dos 14 Pontos de Wilson, incluía-se a criação de uma Liga das Nações para a preservação da paz mundial;
II- O Tratado de Versalhes impôs propostas humilhantes à Alemanha, refletindo o revanchismo francês;
III- A Rússia saiu da Primeira Guerra após a Revolução socialista de 1917;
IV- As propostas de paz impostas à Tríplice Aliança, ao final da Primeira Guerra Mundial, são conhecidas como a Paz dos Vencedores.
V- Após a Primeira Guerra, emergiram Estados totalitários na Alemanha e na Itália.

Assinale a alternativa correta, quanto às afirmativas acima:
a) todas estão incorretas.
b) todas estão corretas.
c) somente a I e a II estão corretas.
d) somente a II e a III estão corretas.
e) somente a III, a IV e a V estão corretas.

10- "As lâmpadas estão se apagando na Europa inteira. Não as veremos brilhar outra vez em nossa existência".
Sobre esta frase, proferida por Edward Grey, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, em agosto de 1914, pode-se afirmar que exprime:

a) a percepção de que a guerra, que estava começando naquele momento e que iria envolver toda a Europa, marcava o fim de uma cultura, de uma época conhecida como a Belle Époque;
b) a desilusão de quem sabe que a guerra, que começava naquele momento, entre Grã-Bretanha e Alemanha, iria sepultar toda uma política de esforços diplomáticos visando evitar o conflito
c) a compreensão de quem, por ser muito velho, consegue perceber que também aquela guerra, embora longa e sangrenta, iria terminar um dia, permitindo que a Europa voltasse a brilhar;
d) a ilusão de que, apesar de tudo, a guerra que estava começando, iria, por causa de seu caráter mortal e generalizado, ser o último grande conflito armado a envolver todos os países da Europa;
e) a convicção de que à guerra que acabava de começar, e que iria envolver todo o continente europeu, haveria de suceder uma outra, a Segunda Guerra Mundial, antes da paz definitiva ser alcançada.


GABARITO

1- Ela foi assim chamada pois envolveu vários países de três continentes e no conflito foram utilizados armamentos inovadores como aviões, tanques e submarinos.Países que integraram a Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia.
2- O nacionalismo eslavo – pan-eslavismo e a disputa imperialista que acirrou os ânimos e conduziu à guerra.
3- A

4- Diante das disputas imperialistas, as potências da Europa passaram a investir na indústria bélica e na tecnologia de guerra embora não houvesse ameaça concreta de guerra.

5- 01 + 02 + 08 + 16

6- B

7- C

8- C

9- B

10- A


Primeira Guerra Mundial

sábado, 5 de junho de 2010
Antecedentes:
• Belle Époque – prosperidade econômica, otimismo, desenvolvimento industrial
• Disputas coloniais pela África em busca de matéria prima, mercado consumidor
• Entrada tardia da Itália e Alemanha na partilha colonial
• Belicismo - corrida armamentista
• Disputas na região dos Bálcãs entre Áustria-Hungria e Rússia
• Rivalidade entre França e Alemanha pela disputa da região da Alsácia-Lorena.
• Nacionalismo : pan-eslavismo (sociedades secretas- Mão Negra)
• Política de Alianças
• Assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando na Bósnia-Herzegovina (estopim)

A Guerra:
Blocos envolvidos
- Tríplice Aliança (Potências Centrais) Alemanha, Áustria-Hungria, Itália
X
- Tríplice Entente (Aliados)  Inglaterra, França, Rússia

Principais características e acontecimentos:
Inicialmente uma guerra em três frentes
# Oriental- onde os alemães combatem os russos
# Ocidental- Onde Alemães combatem franceses ,ingleses e belgas
# Bálcãs- Austríacos contra sérvios

1914 (1ª Fase) - Guerra de movimento
• Guerra de movimentos rápidos com avanços principalmente da Tríplice Aliança ou Potências Centrais.
• Turquia entram na guerra em buscas de ilhas no mediterrâneo contra a Rússia
• Japão entra na Guerra desejando obter colônias alemãs no Pacifico
• Invasão da Bélgica pela Alemanha com o objetivo de dominar a França
• Os Alemães são detidos na Frente Russa e na França

1915 a 1916 (2ª Fase) Guerra de Trincheiras ou de posições
• Tem início a guerra de trincheiras. Poucos avanços territoriais/muitas mortes
• Utilização em larga escala de tanques e metralhadoras
• Bombardeamento por parte da aviação de cidades e tropas
• As potencias centrais começam a se enfraquecer por falta de reabastecimento.
• Os alemães começam a se utilizar gases tóxicos nas batalhas (cloro e mostarda)
• Intensifica-se a guerra submarina alemã

1917 a 1918- desfecho do conflito
• A Itália é derrota e detida pelos austríacos
• Navios dos Estados Unidos e do Brasil são atingidos por submarinos alemães
• Estados Unidos declara guerra a Tríplice Aliança e entra definitivamente na Guerra, desequilibrando o conflito.
• Brasil declara guerra a Tríplice Aliança e manda equipe médica.
• A Rússia sai do conflito para resolver problemas internos. Assina o Tratado de Brest-Litovisk, entregando territórios aos alemães.
• A Tríplice Aliança passa a sofrer várias derrotas não resistindo mais à superioridade inimiga se rende em 1918.
• O presidente Woodrow Wilson propõe um "paz sem vencedores" - 14 Pontos de Wilson". A proposta é rejeitada pelos Aliados.

Conseqüências
• Assinatura do tratado de Versalhes onde a Alemanha é punida e humilhada.
• Novo surto de industrialização no Brasil
• Os Estados Unidos tornam-se a maior potência mundial
• Decadência econômica européia e redefinição das fronteiras.
• Criação da Liga das Nações
• Participação feminina no mercado de trabalho.

É preciso estudar também as determinações do Tratado de Versalhes.

Todo esforço será recompensado.

Myspace Glowing text