ROTEIRO DE ESTUDOS – 7ªs séries

domingo, 30 de agosto de 2009

O que eu preciso saber sobre a MINERAÇÃO, a VINDA DA FAMÍLIA REAL para o BRASIL e a INDEPENDÊNCIA?
Capítulo 6

  • Identificar as regiões de mineração.
  • Explicar o que era: a Intendência das Minas, o quinto, a derrama e as Casas de Fundição
  • Explicar por que houve a mudança da sede (capital) do Brasil no século XVIII
  • Descrever os grupos que formavam a sociedade mineradora
  • Citar as revoltas ocorridas na colônia no século XVIII
  • Explicar a Conjuração (Inconfidência) Mineira
  • Explicar a Conjuração Baiana (Alfaiates)
  • Relatar como ocorreu a vinda da família real para o Brasil
  • Relacionar a vinda da família real com as guerras napoleônicas e o Bloqueio Continental
  • Explicar o que foi a "abertura dos portos às nações amigas" decretado por D. João
  • Citar algumas realizações de D. João VI no Brasil após 1808.
  • Explicar os Tratados de 1810 assinados entre Portugal e Inglaterra.
  • Explicar a volta de D. João VI para Portugal.
  • Relatar como se deu a proclamação da Independência do Brasil.


     

    Todo esforço será recompensado!

    Estude bastante.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Video que mostra uma simulação do lançamento da Bomba Atômica sobre Hiroshima. O vídeo faz parte de um documentário dividido em 9 vídeos de aproximadamente dez minutos cada um. Se quiser ver o documentário completo é só procurar no youtube.



Myspace text generator

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Aulinha sobre Segunda Guerra para vocês...



Myspace text generator

New Deal

terça-feira, 18 de agosto de 2009
Em 1932, a música da moda nos Estados Unidos era: "Brother, Can You Spare a Dime? ("Irmão, Você Pode me Emprestar um Trocado?"). Esse era o espírito de um país com 14 milhões de desempregados. E, pior, tinha-se a nítida impressão de que a crise não iria ter fim, de que não existia um ponto de virada: era a Grande Depressão.
Famílias aninhavam-se, em busca de calor, junto aos incineradores dos edifícios municipais, enquanto outras procuravam restos de comida nos caminhões de lixo. Boa parte da população norte-americana responsabilizava o presidente Hoover e os republicanos pela crise.A política liberal do governo, de não interferir no mercado, teria sido a responsável pela quebra da Bolsa de Nova York em 1929 e pela depressão.
Assim, em 1932, o democrata Franklin Delano Roosevelt venceu facilmente as eleições presidenciais norte-americanas.Durante a campanha eleitoral, Roosevelt havia se comprometido a estabelecer um "Novo Ajuste" (New Deal) para o povo americano.
Para resolver o problema do desemprego e reaquecer a economia, deu início a um enorme programa de obras públicas. O New Deal estabeleceu um amplo programa de apoio aos desempregados. Construíram-se ou restauraram-se 400 mil quilômetros de estradas, colocaram-se em funcionamento 40 mil escolas, com a contratação de 50 mil professores, instalaram-se mais de 3,5 milhões de metros de tubulações de água e esgoto, além de praças e quadras esportivas em todo o país. Na habitação popular, uma agência estatal avalizava financiamentos imobiliários, viabilizando um grande programa que impulsionou a construção civil.
A idéia era: o Estado gera empregos, as pessoas voltam lentamente a consumir, as fábricas e as fazendas aumentam a produção, contratam mais mão-de-obra, mais pessoas são reintegradas ao sistema e o capitalismo voltaria a florescer.
(por Renan Garcia Miranda)

Myspace text generator

DIA DO ESTUDANTE

terça-feira, 11 de agosto de 2009
Se você estuda, hoje é o seu dia! PARABÉNS!


A comemoração do dia do estudante foi instituída em 1927 por Celso Gand Lev. A data foi escolhida porque no dia 11 de agosto de 1827, D.Pedro determinou a criação dos primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Cem anos depois, Lev propôs uma homenagem a todos estudantes do país.


Parabéns especial aos estudantes que aturam minha manias, minhas exigências, minhas broncas, meus roteiros de estudo, minhas provas...

Myspace text generator

PRORROGADO RETORNO ÀS AULAS

segunda-feira, 10 de agosto de 2009
ATENÇÃO galera do Regina Mundi: voltaremos somente na próxima segunda-feira, dia 17/08. Esperamos que até lá tudo esteja mais calmo e os riscos de transmissão da gripe tenham diminuído.

Estou com saudades...

beijinhos

Myspace text generator

AULAS SUSPENSAS

quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Como todos sabem, a preocupação com a gripe A levou à suspensão das aulas no colégio até o dia 12. No entanto, outros cuidados precisam ser tomados. Evitem aglomerações principalmente em cinemas, shoppings, supermercados, teatros. Aproveitem para ficar em casa,(organize seu quarto que deve estar uma baderna!!!) assistir bons filmes, (que tal Lagoa Azul? É inédito) ler bons livros (chega de Crepúspulo, tá?) e estudar (História, lógico!). Lembrem-se de fortalecer o sistema imunológico tomando muita água, sucos, chás (de gengibre principalmente). Evitem leite e alimentos gordurosos. Lave bem as mãos com sabão várias vezes ao dia e mantenham a casa ventilada.

É importante que cada um faça a sua parte!

beijos e até a próxima semana

Myspace text generator