ROTEIRO DE ESTUDOS 7ª série

sexta-feira, 13 de março de 2009

O que eu preciso saber sobre A INGLATERRA E A FRANÇA DO SÉCULO XVII?
Capítulo 1

  • Explicar o que é monarquia absolutista.
  • Caracterizar o parlamento inglês, suas funções e como era formado.
  • Diferenciar os grupos sociais que participavam do parlamento.
  • Definir o que era a Petição de Direitos
  • Explicar porque o rei Carlos I entrou em conflito com o parlamento.
  • Entender que os conflitos na Inglaterra também eram religiosos.
  • Explicar o que foi a Guerra Civil.
  • Relatar como terminou a Guerra Civil e qual foi o destino do rei.
  • Caracterizar o governo de Oliver Cromwell.
  • Explicar como aconteceu a Revolução Gloriosa.
  • Definir o que foi a Declaração de Direitos e quem a assinou.
  • Caracterizar a nova forma de governo da Inglaterra: a monarquia parlamentar.
  • Diferenciar os grupos sociais (população) da França no século XVII.
  • Explicar quem foi Luís XIV e como foi seu governo na França.
  • Citar o ministro Colbert e suas ações como ministro do rei.
  • Explicar a Teoria do Direito Divino e citar seus principais pensadores.


    Você pode imprimir ou fazer seu esquema de estudo lendo o livro e o caderno.

    Bom estudo!


quinta-feira, 12 de março de 2009

ROTEIRO DE ESTUDOS – 8ªs séries.

O que eu preciso saber sobre O IMPERIALISMO E A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL?
Capítulo 1

  • Explicar a expansão capitalista das grandes potências na segunda metade do século XIX.
  • Identificar as grandes potências imperialistas.
  • Citar os objetivos desses países ao dominar as regiões da Ásia, África e América.

    (O que eles buscavam? Quais eram seus interesses econômicos?)

  • Entender as justificativas utilizadas pelos países dominadores para interferir nas colônias?
  • Reconhecer a formação dos trustes, cartéis e holdings no período imperialista.
  • Citar os tipos de dominação utilizados pelas grandes potências nas áreas dominadas.
  • Explicar a rivalidade estabelecida entre a Inglaterra e a Alemanha; entre a França e a Alemanha
  • Entender a formação dos blocos aliados e explicar a Política de Alianças, identificando os países aliados.
  • Explicar a "Paz Armada"
  • Explicar o conflito que envolveu a Sérvia, o Império Áustro-Húngaro e a Rússia, na região dos Bálcãs
  • Descrever o fato que deu início à primeira Guerra Mundial.
  • Diferenciar as fases da guerra.
  • Citar a saída da Rússia na guerra e as circunstâncias em que isso ocorreu
  • Ressaltar a entrada dos EUA no conflito e a importância desse fato para o final da guerra.


A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

quarta-feira, 11 de março de 2009

Conforme combinamos, o texto pode complementar os estudos sobre a Primeira Grande Guerra. Boa leitura!


A Primeira Guerra Mundial teve como causa principal as pretensões imperialistas das grandes potências, estabelecida com a Segunda Revolução Industrial. Cada país desejava ampliar seus mercados externos e também suas "colônias", garantindo o controle de mercados seguros de compras e exploração.
Os países mais descontentes e que podem ser considerados como causadores da guerra foram a Itália e a Alemanha. Estes países desejavam aumentar seu mercado consumidor externo, mas devido a partilha da Ásia e África entre a Inglaterra, França e outros países, a Itália e Alemanha ficaram descontentes, pois não tiveram participação na partilha, ou seja, ficaram em desvantagem.

Além disso, vale destacar as rivalidades entre alguns países:


- A França havia perdido no final do século XX, a região da Alsácia-Lorena, região rica em minérios, para a Alemanha na guerra franco-prussiana. Com isso, era grande o desejo de revanchismo por parte dos franceses.

- Rivalidade entra Inglaterra e Alemanha, após a unificação da Alemanha e o seu forte crescimento industrial, a Alemanha desejava conquistar novos mercados e passou a comercializar seus produtos a preços mais baixos para superar a Inglaterra, esta por sua vez mostrava disposição de manter sua hegemonia a qualquer custo. A Alemanha tornou-se um obstáculo indesejável.

- Rivalidade entre Império Austro-Húngaro e a Rússia - a Rússia desejava dominar obter uma saída para o mar Mediterrâneo. Para justificar esse expansionismo, divulgou o pan-eslavismo, movimento o qual a Rússia tinha o direito de proteger as pequenas nações eslavas na península Balcânica. No entanto, A Áustria tinha anexado as províncias turcas da Bósnia e da Herzegovina, desejando dominar toda a região dos Bálcãs, provocando reação da Rússia e da Sérvia.

Devido a esse sentimento de medo de uma guerra, cada país começou a se armar, acontecendo a corrida armamentista "paz armada".


Alianças


Cada país tinha conhecimento dos seus problemas e também das semelhanças com alguns outros países que também tinham problemas, com isso a Alemanha procurou aliar-se com o Império Austro-Húngaro, mais tarde procurou a Itália para aliar-se também ao bloco, formando a Tríplice Aliança.
A França vendo o avanço alemão decidiu aliar-se a Rússia que também temia o avanço alemão no leste europeu, mais tarde a Inglaterra também assinou um tratado com a França e a Rússia, pois também temia o crescimento alemão, estava formado assim a Tríplice Entente.
O estopim da Primeira Guerra, a causa imediata, foi o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, na Sérvia. Assim em julho de 1914 a Áustria declarou guerra a Sérvia e assim iniciou a Primeira Guerra Mundial.

A Guerra

No primeiro ano da guerra, os alemães começaram a luta com um ataque à Bélgica, neutra, marchando rumo a Paris para tomar a capital. Os franceses planejaram invadir a Alsácia e Lorena e proteger a fronteira belga; os alemães atacaram Liège. Na batalha do Marne os alemães foram derrotados pelo general Joffre, obrigando-os a retroceder para Leste, depois de perderem milhares de soldados e armamentos. Essa batalha salvou momentaneamente a França. Mas os alemães, não podendo levar avante a investida inicial, firmaram-se no Nordeste da França, abrindo trincheiras, como o fizeram também os franceses, os ingleses e os belgas.
Na frente ocidental, essa fase foi marcada pela guerra de trincheiras: os exércitos defendiam suas posições utilizando-se de uma extensa rede de trincheiras que eles próprios cavavam. Enquanto isso, na frente oriental, o exército alemão impunha sucessivas derrotas ao mal-treinado e muito mal-armado exército russo. Mesmo assim, os alemães não tiveram fôlego para invadir a Rússia.
Em 1915, a Itália, que até então se mantivera neutra, traiu a aliança que fizera com a Alemanha e entrou na guerra ao lado da Tríplice Entente. Ao mesmo tempo que foi se alastrando, o conflito tornou-se cada vez mais trágico. Novas armas, como o canhão de tiro rápido, o gás venenoso, o lança-chamas, o avião e o submarino, faziam um número crescente de vítimas.

Em 1917, dois fatos foram decisivos para o desfecho da guerra: a entrada dos Estados Unidos no conflito e a saída da Rússia. Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Inglaterra e da França. Esse apoio tem uma explicação simples: os americanos tinham feitos grandes investimentos nesses países e queriam assegurar o seu retorno. Caso seus aliados perdessem a guerra, ficariam economicamente arrasados e não poderiam pagar os empréstimos realizados. Utilizou como pretexto o afundamento do navio "Lusitânia", que foi atacado por submarinos alemães.

Por outro lado, a Rússia precisou retirar-se da guerra para resolver um sério conflito interno: a Revolução Russa. Os bolcheviques tomaram o poder e assinaram um acordo com a Alemanha para oficializar sua retirada do grande conflito. Este acordo chamou-se Tratado de Brest-Litovsk, que impôs duras condições para a Rússia, inclusive a entrega de territórios como a Estônia, a Letônia, a Lituânia e parte da Polônia.

Outras nações também se envolveram na guerra. Turquia e Bulgária juntaram-se à Tríplice Aliança, enquanto Japão, Portugal, Romênia, Grécia, Brasil, Canadá e Argentina colocaram-se ao lado da Entente.

A Alemanha ainda resistia quando foi sacudida por uma rebelião interna, que forçou o imperador Guilherme II a abdicar em 9 de novembro de 1918. Assumindo o poder imediatamente, o novo governo alemão substituiu a Monarquia pela República. Dois dias depois rendeu-se, assinando um documento que declarava a guerra terminada.
Derrotada, a Alemanha foi obrigada a reconhecer a culpa pela Guerra e a assinar o tratado de Versalhes, considerado bastante humilhante, incentivando anos depois o aparecimento do Nazismo alemão que culminou na Segunda Guerra Mundial.

Observe o mapa da Europa antes da Primeira Grande Guerra e após 1917, com os Tratados do pós-guerra:
Após a guerra, o mapa da Europa sofreu modificações significativas. Novos países surgiram e outros perderam território. A Alemanha ficou economicamente e militarmente arrasada enquanto os Estados Unidos despontavam como grande potência do século XX.
Foi criada a Liga das Nações com o objetivo de resolver diplomaticamente problemas futuros entre as nações.
As mulheres ganharam espaço no mercado de trabalho já que muitos homens morreram ou ficaram mutilados.
Você pode imprimir ou anotar as principais informações.
E deixe um comentário! Não custa nada.


A Exterminadora...

segunda-feira, 2 de março de 2009
Atendendo a pedidos...

Voltando a comentar os estranhos casos que acontecem nas salas de aula, vou contar sobre uma outra aluna, desta vez da 7ª série A, que incorporou o papel de protetora dos fracos e oprimidos e das escandalosas também.

Qualquer inseto que apareça para nos visitar, corre sério perigo: abelhas, borboletas, besouros, aranhas...

Basta a pobre criaturinha indefesa voar mais baixo ou se aproximar de alguma aluna que reaja com um estridente grito, que a nossa super heroína não pensa duas vezes. Fecha a cara, faz pose de malvada e POW! Dá-lhe bordoada com o caderno. E sempre certeira.

Então, seu olhar assustador se fixa com total desprezo no corpinho inerte do bichinho e em seguida sorri, demonstrando a satisfação do dever cumprido.

Quanta crueldade...